Gatos amam ficar na janela; saiba o motivo e conheça benefícios desse hábito

Quer saber por que os felinos gostam de ficar na janela? Então acompanhe o texto.

Gatos amam ficar na janela. Hoje, 20/11, o Folha Go vai falar mais sobre esse hábito. Quando um gato olha pela janela, você pode pensar que ele está entediado ou porque há outros animais à vista que chamam a atenção, mas nem sempre essas são as causas dessa atitude. Mas qual será o real motivo? Confira adiante sobre essa atitude dos felinos e entenda mais sobre seu comportamento.

Leia também: Adoção de animais não é só sobre vontade; entenda melhor

É um comportamento normal os gatos olharem pela janela?

gatos
Gatos amam ficar na janela; conheça os benefícios desse habito Foto – Bing

Os gatos são animais muito ativos e investigativos. É por isso que gostam de ter tudo sob controle e uma dessas coisas é o que acontece lá fora. Assim,  nada melhor prá eles do que olhar pela janela e saber tudo que se passa.

Os motivo podem ser por curiosidade ou por causas comportamentais. Entre as causas do comportamento, podem ser encontradas aquelas em que há mudanças no ambiente do gato, como para outro endereço, por exemplo.

Quando um gato vai morar em uma casa estranha, ele pode olhar pela janela porque não está em seu ambiente normal. Para evitar isso, se, por exemplo, você sair de férias, é melhor alguém cuidar do seu gato na sua própria casa, do que levá-lo para outro local desconhecido.

Outra causa sem dúvidas é a pobreza do ambiente. Os gatos têm que ter os recursos necessários, para desenvolver seu instinto investigativo no chão.

gatos
Os gatos precisam de brinquedos dentro de casa (Imagem: O fazedor)

Caso contrário, eles podem ter alterações de comportamento, ou seja, ficarem inquietos e tentarem fugir do lugar em busca de novidades. E para amenizar esse ‘tédio’ os brinquedos de comida interativos são uma ótimas opções de mantê-lo ativo e em forma.

Por último, mas não menos importante, problemas orgânicos. Se você puder observar algum desses sintomas nele, se bebe muita água e urina muito (síndrome da poliúria-polidipsia) ou que ele está mais parado do que o normal e tem olhado muito pela janela, ambos podem estar relacionados.

Nesse caso é aconselhável visitar seu veterinário de confiança para fazer um exame geral e ver o estado dos órgãos dele. E a partir daí, o profissional direcione uma solução do problema e o diagnóstico correto.

Mas, na maioria das vezes os gatos se sentem muito bem nas alturas e quando tem a visão total das coisas, melhor ainda.

Por que os gatos gostam de sol?

gato e janela
Gatos amam ficar na janela; conheça os benefícios desse habito Foto – Bing

Além de gostarem de ficar na janela, os gatos também gostam de sol. E nós explicamos por que:

O sol equilibra o calor do seu corpo

Os gatos procuram o lugar mais ensolarado para dormir, simplesmente, porque gostam da sensação de calor e de alguma forma o sol. É instintivo deles, pois, permite que eles equilibrem a perda de temperatura, que seu corpo sofre enquanto dormem, e na verdade cochilar é o que mais fazem.

Alguns especialistas insistem que o sol beneficia os gatos, porque os ajuda a assimilar a vitamina D,  mesmo que seja pouco eficaz, pois os seu pelos impedem a passagem dos raios ultravioleta.

Contudo, é necessário alimentá-los adequadamente, que resulta na ingestão de vitaminas e demais nutrientes de que necessitam.

O calor dá prazer a eles

Se gostamos de tirar uma soneca ao sol, não poderíamos esperar menos dos gatos, deve-se notar que não é necessariamente o sol o que os atrai, mas a fonte de calor que isso significa, é isso que proporciona e dá prazer à eles.

Gatos no sol
Gatos no sol é uma preguiça só (Imagem: Bored-Panda)

Existem muitos outros motivos, pelos quais os felinos devem ter contato com o sol, como a cicatrização de feridas, por exemplo.

Mas está comprovado que um gato doméstico, até pode viver sem ele, embora o mais saudável seja, que exista um canto ao sol para seu bichano tirar suas longas sonecas.

Veja ainda: Novembro Azul e Pets: câncer de próstata também afeta os animais. Confira

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies