Gatos dormem muito: preguiça ou apenas gato sendo gato? Descubra aqui

Os felinos estão sempre procurando um cantinho para deitar e tirar uma soneca. Mas porquê será que eles dormem tanto?

Anúncio


Você já deve ter percebido que os gatos são animais que precisam de muitas horas de sono. Eles estão sempre procurando um cantinho para deitar e tirar uma soneca, mesmo durante o dia. Mas, porquê será que gatos dormem muito? Será apenas preguiça ou há alguma explicação fisiológica para isso? Confira hoje, 26/11, neste artigo do Folha GO.

Continua depois da publicidade
Gatos dormem muito: preguiça ou apenas gato sendo gato?
Gatos dormem muito: preguiça ou apenas gato sendo gato? | Imagem: Eskipaper

Leia também: Gato necessita de tosa? Descubra mais sobre esse cuidado com os felinos

Por quê gatos dormem muito?

Para começar, os gatos podem dormir até 20 horas por dia. Contudo, eles não dormem esse tempo todo continuamente. A quantidade de horas é resultado da soma durante a noite as sonecas no período diurno.

Continua depois da publicidade

Mas isso é completamente normal. A justificativa é que os gatos são animais noturnos e possuem instinto de caçador. Ou seja, eles descansam e se preparam durante o dia para “caçar” à noite.

Continua depois da publicidade

Mesmo que sejam bichinhos de estimação e não precisem literalmente caçar nada para comer, eles permanecem ativos e em busca de qualquer sinal para ativar o seu lado predador.

Desse modo, dormir muito durante o dia é perfeitamente normal e saudável para os gatos. Vale lembrar também que a quantidade de horas de sono varia de acordo com as características de cada animal. Tamanho, raça e idade são fatores determinantes.

Quantas horas os gatos dormem por dia?

Assim como acontece com os humanos, a quantidade de horas de sono vai mudando de acordo com a idade. Bebês dormem mais que crianças, que dormem mais que adultos, e assim sucessivamente.

gato dorme muito
o gato adulto dorme em média 16 horas| Fonte PxHere

Normalmente, os filhotes dormem até 20 horas por dia. Enquanto isso, o gato adulto dorme em média 16 horas. Já os idosos dormem de 18 a 20 horas por dia.

Veja ainda: Vai escolher um gato ou gata de estimação? Veja as características do macho e da fêmea e acerte na decisão

Eles dormem a noite toda?

Não, os gatos não dormem a noite toda. Assim como os outros animais predadores, eles usam parte da noite, um período mais calmo e silencioso, para ir à caça.

Uma curiosidade é que cerca de 70% do sono de um gato é leve. Ou seja, apesar de estarem com os olhos fechados, eles permanecem atento aos ruídos e cheiros. Caso percebam algo diferente ou qualquer sinal de perigo, eles acordam instantaneamente.

O clima interfere no sono dos gatos

Nem todas as pessoas sabem, mas o sono dos felinos é afetado pelo clima. Nos dias mais quentes, por exemplo, eles ficam mais agitados, estressados e, consequentemente, não dormem bem.

Já nos dias frios, os gatos se sentem mais à vontade e procuram um lugar aconchegante para dormir.

Quando dormir muito não é saudável

Apesar de ser considerado normal dormir muito, e os tutores precisam estar atentos à qualidade e quantidade de sono de seus gatos.

gatos dormem
os tutores precisam estar atentos à qualidade do sono de seus gatos (Imagem: PxHere)

É que não é saudável quando o bichinho se torna muito preguiçoso ou sedentário. O hábito pode causar obesidade, que, por sua vez, pode levar a outros problemas de saúde.

O sono também pode sofrer alterações de acordo com o estado emocional do pet. Se o gato estiver sentindo dor, qualquer mal estar ou se estiver estressado, ele tende a dormir mais.

Portanto, ao perceber uma alteração significativa na rotina do animal, o ideal é consultar um veterinário.

Continue lendo: O gato de estimação pode dormir na cama com a criança? Saiba mais

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies