Gatos não dormem à noite por casa de hábitos noturnos

Quem tem gato já deve ter acordado várias vezes na madrugada. Isso acontece porque muitos gatos não dormem à noite. Você sabe o porquê?

Anúncio


Quem tem gato como animal de estimação já deve ter acordado durante a madrugada e ter sentido falta do bichano na cama. Ou pior, já deve ter despertado do sono por causa do miado ou outro barulho causado pelo felino. Isso é bastante comum já que muitos gatos não dormem à noite. Você sabe o porquê? Confira hoje, 28/11, aqui no Folha GO.

Continua depois da publicidade
Gatos não dormem à noite por casa de hábitos noturnos. Saiba tudo
Os gatos podem dormir até 20 horas por dia. | Imagem: iStock

Leia também: Gatos dormem muito: preguiça ou apenas gato sendo gato? Descubra aqui

A rotina de sono dos gatos

Para entender porquê os gatos não dormem à noite é preciso compreender a rotina de sono dos felinos.

Continua depois da publicidade

Os gatos podem dormir até 20 horas por dia. Contudo, eles não dormem esse tempo todo continuamente. A quantidade de horas é o resultado da soma das sonecas no período diurno e durante a noite.

Continua depois da publicidade

Assim como acontece com os humanos, a quantidade de horas de sono vai mudando de acordo com a idade. Bebês dormem mais que crianças, que dormem mais que jovens, e assim sucessivamente.

Normalmente, os filhotes dormem até 20 horas por dia. Enquanto isso, o gato adulto dorme em média 16 horas. Já os idosos dormem de 18 a 20 horas por dia.

Por que os gatos não dormem à noite?

Na verdade, os gatos dormem parte da noite. Como dito acima, eles costumam tirar sonecas. A justificativa é que os gatos são animais noturnos e possuem instinto de caçador. Assim como os outros animais predadores, eles descansam e se preparam durante o dia para “caçar” à noite.

Mesmo que sejam bichinhos de estimação e não precisem literalmente caçar nada para comer, eles permanecem ativos e em busca de qualquer sinal para ativar o seu lado predador.

Além disso, cerca de 70% do sono de um gato é leve. Ou seja, apesar de estarem com os olhos fechados, eles permanecem atentos aos ruídos e cheiros. Caso percebam algo diferente ou qualquer sinal de perigo, eles acordam instantaneamente.

Filhotes dormem até 20 horas por dia. Foto: Pxhere

Incômodos causados à noite

Já que possuem a natureza de predadores, os gatos gostam de brincar de caça, mas também podem causar incômodos ao correr pela casa, arranhar os móveis, derrubar objetos ou simplesmente miar.

Veja ainda: Meu gato é limpinho e não precisa de banho: será mesmo verdade? Saiba mais

O que fazer para que o gato durma mais durante a noite?

Apesar da rotina de sono dos gatos ser natural, há algumas atitudes que o dono pode tomar para que o animal durma mais à noite. Leia até o final para saber todas.

O primeiro passo é ter uma cama confortável, com cobertores e brinquedos que ele mais goste, para que se sinta à vontade. Também é necessário que a caminha seja posicionada em um cômodo tranquilo e silencioso.

A segunda dica é criar atividades e distrações para que o pet durma menos tempo durante o dia. Se ele gastar mais energia e não dormir muitas horas, ele ficará mais cansado e, consequentemente, dormirá melhor durante a noite.

Por fim, uma boa opção é criar uma rotina antes de ir para a cama. Pouco antes de dormir experimente apagar as luzes e coloca-lo na caminha. É importante ter um ritual para que ele acalme os ânimos e perceba que está na hora de dormir.

Continue lendo: O gato de estimação pode dormir na cama com a criança? Saiba mais

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies