Sintomas da infecção urinária nos gatos: descubra como diagnosticar e tratar

Nesse texto saiba identificar os sintomas da infecção urinária nos gatos

Anúncio


Felinos são animais com personalidades e hábitos bem definidos. Por isso, vale dizer que, se o seu gato sofre de alguma enfermidade, ele mostra claramente, sobretudo, modificando seu comportamento e humor. Mas, você sabe quais são os sintomas da infecção urinária nos gatos? Hoje (17/12), o Folha Go vai falar mais sobre isso.

Continua depois da publicidade

Antecipadamente, saiba que uma mudança significativa no uso particular da caixa de areia, pode ser um sinal de alguma doença do trato urinário dos felinos, por exemplo.

Leia também: Gato preto frajola: um pet para relembrar o frajola

Continua depois da publicidade

Infecção urinária em gatos: saiba identificar os sintomas

infecção urinária
Conheça mais os sintomas de quando o gato está com infecção urinária | Foto- Animais

Em outro texto publicado recentemente falamos sobre o que é a infecção urinária e passamos as dicas da veterinária da Coluna Pets, Bruna Hermes. Já no texto de hoje, vamos falar mais sobre os sintomas da infecção urinária nos gatos.

Continua depois da publicidade

Pois bem, alguns dos sintomas mais comuns de problemas urinários em gatos, e que você deve observar, são os seguintes:

  • dificuldade para urinar, que pode causar choro ou gemidos na hora de fazer xixi. Ou seja, pouca quantidade de urina a cada tentativa e mais frequência de micção;
  • urina de cor alaranjada ou mais escura que o normal (devido à presença de sangue) ou com odor muito forte;
  • fazer xixi fora da caixa de areia quando não for capaz de controlá-lo;
  • falta de apetite;
  • lambedura excessiva das áreas genitais e abdômen, que pode ser causada por dor;
  • vômito frequente ou diarreia.

Veterinária recomenda atenção dos tutores

infecção urinária
Veterinária Bruna Hermes recomenda que tutores fiquem atento quando os felinos vão com muita frequência a caixinha de areia Foto – Ehow

Diante da necessidade do seu pet, veja o que também observa a veterinária da Coluna Pets, Bruna Hermes.

Segundo a médica, “o proprietário vai notar o problema logo, porque o animalzinho vai até a caixinha de areia fazer xixi e vai sair só umas gotinhas. Ou ele vai ficar tentando várias vezes fazer xixi e não vai conseguir.”

Por isso, ela explica que, no caso dos machos, se ele começar a fazer e ir até a caixinha diversas vezes e não sair nada, o macho pode estar obstruído.

Por isso, ela alerta para uma atenção redobrada sobre a frequência que o animal vai na

gato com dor
Observe a posição do seu pet urinar e quantas vezes vai a cainha de areia | Crédito Mayara Maeda

Por isso, ela alerta: “tenha atenção redobrada sobre a frequência que o animal vai até a caixa de areia, e se vai sair um xixi com jato contínuo”, em outras palavras, tipo um esguicho com pressão. Segundo a veterinária, esse é o normal que precisa acontecer.

Mas se ao contrário, “só sai pinguinho e o gato for diversas vezes na areia, isso é um alerta que o proprietário deve prestar atenção, porque tem algo diferente acontecendo”, ressalta a veterinária.

O que fazer nesse caso

Se você observar esses sintomas em seu gato e achar que ele pode estar com infecção de urina, agende uma visita de emergência ao veterinário. Ele certamente estará com dor e desconforto, do mesmo modo como acontece com humanos.

Por isso, você deve consultar um especialista o mais rápido possível para evitar outras doenças do trato urinário.

gato com infecção urinária
Agende uma visita de emergência ao veterinário. Ele certamente estará com dor | Hills Pet Nutrition

Elas podem ter consequências graves para a saúde do seu gato, como pielonefrite (inflamação dos rins) ou insuficiência renal, que geralmente aparecem quando uma infecção da urina  não é tratada adequadamente.

Lembre-se de que, como as pessoas, os gatos dependem dos rins para filtrar as toxinas (sujeiras) e eliminá-las pela urina, portanto, qualquer problema que bloqueie a expulsão da urina armazenada na bexiga pode comprometer a vida do seu gato.

O que pode causar infecção de urina em gatos

Alguns elementos relacionados ao metabolismo natural dos gatos e, sua extrema sensibilidade às mudanças e ao estresse ambiental, são frequentemente, as principais causas de distúrbios do trato urinário em felinos.

Nesse sentido, o excesso de peso, a falta de atividade física e o pouco contato com o exterior também podem contribuir, assim como algumas doenças crônicas como o diabetes.

Em alguns casos, embora menos comuns, os problemas urinários em gatos podem ser causados ​​por fungos, bactérias ou vírus.

Sendo assim, entre as causas comuns de doenças do trato urinário em gatos está a urolitíase ou litíase urinária, popularmente conhecida como “cálculos” nos rins, que está relacionada a desequilíbrios no pH da urina (muitas vezes causados ​​por alimentos secos e de má qualidade) ou uma deficiência de vitaminas.

Outros motivos podem ser uma obstrução na uretra, sendo uma inflamação da bexiga ou um tumor que bloqueia a passagem da urina.

Como prevenir problemas de urina em gatos

sintomas da infecção urinária nos gatos
Entre os sintomas da infecção urinária nos gatos, está a dificuldade em urinar – Foto Pixabay

Embora os gatos frequentemente sofram de problemas do trato urinário inferior, os animais mais propensos são os machos adultos. Para minimizar as chances de seu gato pegar  Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (FLUTD) , sirva pequenas quantidades de comida, mas com mais frequência.

Certifique-se de que eles comem alimentos secos e úmidos e tenham água limpa disponível o tempo todo.

Se tiver mais de um gato, tenha mais de uma caixa sanitária, para que cada um escolha a que mais gosta, e lembre-se, coloque as caixas em local fresco e tranquilo. Aliás, recolha também o lixo com a frequência necessária e troque a cama todas as semanas.

Por outro lado, é aconselhável manter uma rotina e evitar situações estressantes que podem afetar psicologicamente o seu gato.

Infecção urinária em gatos: tratamento

Se detectar que seu gato tem problemas para urinar, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, pois, em alguns casos, eles precisam ser tratados com urgência, pois, uma obstrução uretral, pode causar a morte do seu gatinho em menos de 72 horas, por exemplo.

Em geral, a maneira de curar uma infecção urinária em gatos é administrar antibióticos, por isso é importante seguir exatamente o tratamento prescrito pelo veterinário

Veja também: Veja 5 raças encantadoras de mini coelhos: pets de estimação anões ou toy

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies