Carinho no gato. Quem disse que os gatos não gostam de carinho? Uma das melhores maneiras de se comunicar com seu gato é através do toque. A maioria dos gatos adora ser acariciado. Mas há uma arte em fazer carinho e acender a máquina de ronronar satisfeito do seu gato e deixá-lo relaxado e de bom humor. Mas, sim, definitivamente, há lugares em que o gato não gosta de receber carinho. Por isso, vamos falar mais sobre isso, hoje, 10/11, na matéria que segue. Isso para acariciar seu gato tranquilamente, e não correr risco de levar algum arranhão.
Leia aqui: Como fazer arranhador de gatos? Confira o passo a passo
Saiba como acariciar um gato

Antes de mais nada, a chave para o sucesso é se concentrar em fornecer ao gato o máximo de escolha e controle possível durante as interações. Por exemplo, deve-se deixar com ele a escolha para indicar se deseja ser acariciado ou não, naquela hora. Também deve-se deixar com ele o controle sobre onde o tocamos e por quanto tempo.
Devido à nossa natureza tátil e amor por coisas fofas, essa abordagem mais disciplinada em relação ao nosso pet, pode não vir instintivamente para muitos de nós. Mas pode valer a pena, já que pesquisas mostram que as interações com gatos tendem a durar mais quando o gato, e não o humano, as inicia.
Também é muito importante prestar atenção ao comportamento e à postura do gato durante as interações para garantir que ele se sinta confortável. Quando se trata de toque, menos é mais.
Nesse sentido, como um guia geral, a maioria dos gatos amigáveis gostarão de ser tocados nas regiões onde suas glândulas faciais estão localizadas, incluindo a base das orelhas, sob o queixo e ao redor das bochechas. Esses locais são geralmente preferidos em relação a áreas como a barriga, as costas e a base da cauda.
Sinais de bom carinho no gato
- Cauda mantida em pé e escolhendo iniciar o contato.
- Ronronando e amassando você com as patas dianteiras.
- Agitando suavemente a cauda de um lado para o outro enquanto é mantido no ar.
- Uma postura e expressão facial relaxadas, orelhas em pé e apontadas para a frente.
- Dar um empurrãozinho se você parar enquanto os acaricia.
Sinais de antipatia ou tensão
- Mudar, mover ou virar a cabeça para longe de você.
- Permanente passivo (sem ronronar ou esfregar)
- Piscar exagerado, balançando a cabeça ou o corpo ou lambendo o nariz
- Rapidez, rajadas curtas de limpeza.
- Pele ondulada ou estremecida, geralmente ao longo das costas.
- Agitar, bater ou bater com a cauda.
- Orelhas achatadas para os lados ou girando para trás.
- Uma virada brusca da cabeça para encarar você ou sua mão.
- Mordendo, golpeando ou batendo em sua mão com a pata.
Qual carinho os gatos mais gostam? 4 dicas para acariciar seu gato

- As bochechas. Os gatos têm glândulas odoríferas concentradas localizadas em seus lábios e bochechas. Não podemos sentir o cheiro do resíduo oleoso que é depositado dessas glândulas, mas outros gatos certamente podem. Deslizar os dedos pelas bochechas e lábios do seu gato libera essas glândulas, explicando por que são locais de carinho acolhedores para a maioria dos felinos.
- A testa e entre os olhos. Alguns gatos corajosamente iniciam uma sessão de carinho batendo a cabeça contra você. Seu gato está transmitindo a você que está com vontade de você acariciar o topo de sua cabeça e deslizar suavemente o dedo entre os olhos.
- Sob o queixo. Gatos adoram carinho nessa região. Faça de forma leve.
- Ao longo das costas, da cabeça à cauda. Para esta área, deslize as mãos alternadamente em uma carícia, movendo-se da cabeça à cauda. Um gato satisfeito amolece os músculos do corpo e talvez até eleve o traseiro quando você alcança a base da cauda. Os gatos preferem ser acariciados nas costas. Continue a acariciar as mãos com uma sessão de aliciamento, já que a escova ou pente fará o mesmo movimento de sua mão deslizar.
Portanto, agora você conhece o local que o gato gosta de receber carinho vá sempre com calma que depois ele vai estar implorando a sua atenção.
Leia agora: Conheça o perfil de 5 donos de gatos: sabe qual é o seu? Descubra aqui