Tem medo de aranhas? Aprenda como lidar e superar esse receio

Muitas pessoas possuem medo de aranhas, leia mais e descubra sobre superar isso

Anúncio


Existem diversas pessoas que possuem medo de aranha, mas você sabia que isso tem um nome? Aracnofobia. Caso você tenha se identificado com o assunto, hoje, 29/11, o Folha GO apresenta uma matéria um pouco diferente para quem está acostumado a ler sobre pet. Saiba mais sobre essa doença, as causas, os sintomas e o devido tratamento. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: Descubra o porquê animais de estimação comem insetos e quais fazem isso

Segundo estudos realizados, as fobias afetam mais do que uma em cada dez pessoas nos Estados Unidos. Dessa quantia, 40% desses medos estão relacionados a insetos, cobras e aranhas, ou seja, o medo de aranha afeta grande parte da população.

Continua depois da publicidade

O que é aracnofobia? 

medo-de-aranhas 2
A aracnofobia pode ser causada por um trauma de alguma experiência no passado. (Imagem: IG)

A palavra aracnofobia é a combinação de duas palavras gregas, arachno = aranha e fobos = medo. Atualmente, o medo de aranha é bem comum ao redor do mundo. Contudo uma pessoa com essa síndrome fará grandes esforços para não ver uma aranha. 

Continua depois da publicidade

Dessa forma, atividades como trilhas, entrar em um porão assim como em algum outro lugar abandonado pode se tornar um pesadelo para pessoas com essa síndrome.

Descubra o que pode causar esse medo de aranhas 

Um trauma, uma experiência anterior, como uma picada, por exemplo, podem ser os fatores causadores desse medo incontrolável de aranha. Mas há diversos estudos que mostram que a aracnofobia pode ser resultado da nossa evolução.

E isso se explica pois, desde sempre, as aranhas são associadas a doenças e infecções. Por fim, também há a possibilidade de você começar a sentir esse medo, depois de ver esse sentimento vindo de outra pessoa. 

Leia mais: Animais de estimação adotados pelas celebridades: veja os pets de pessoas famosas

Saiba mais sobre os sintomas de aracnofobia 

medo-de-aranhas 3
O medo de aranhas pode desencadear graves sintomas. (Imagem: R7)

Primeiramente, é importante saber que esses sintomas podem aparecer em qualquer fase da vida, principalmente quando a pessoa é confrontada com aquilo que ela sente medo.

 Alguns desses sintomas são, por exemplo: tontura, tremor, sudorese, aumento da frequência cardíaca, dor no peito, sensação de asfixia e náuseas. 

Em alguns casos mais graves, esses sintomas podem ocorrer ainda mais sérios na presença apenas da teia da aranha ou algo que esteja relacionado ao animal. 

Existe tratamento para o medo de aranha? 

medo-de-aranhas 4
Caso você apresente os sintomas, procure imediatamente um profissional para iniciar o tratamento. (Imagem: UOL)

O medo de aranha, se for muito grave, pode afetar o cotidiano da pessoa. E o ideal nesses casos, é a junção de terapia, medicamentos e aconselhamento, a fim de diminuir os sintomas.

Existem medicamentos que, de acordo com pesquisas, ajudam a diminuir as reações quando há a presença de uma aranha. Além disso é importante lembrar, que um médico deve supervisionar o uso e dosagem desse medicamento.

Outra parte muito importante da terapia são as meditações e reafirmações positivas, que da mesma forma colaboram muito para combater o medo de aranhas. 

Por fim, saiba que é possível superar o medo de aranhas, basta você apenas procurar um profissional capacitado, que pode ser um Psicólogo a princípio, ele irá recomendar o tratamento ideal. 

Leia mais: Medicamentos para pets em promoção: qual comprar? Confira dicas de especialista

Enfim, você se identificou com o medo de aranha? É de extrema importância que, caso algum desses sintomas apareçam, você procure um profissional. A fim de começar o tratamento adequado.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies