Mundo dos gatos: descubra as raças de gatos e suas características

Vamos falar das 10 raças de gatos mais conhecidas

Anúncio


Os gatos têm uma aura misteriosa e enigmática, mas ao mesmo tempo podem ser fofinhos e adoráveis. Hoje, 4/11, a Folha GO  vai falar mais das raças de gatos. 

Continua depois da publicidade

Eles, com certeza, são os animais de estimação mais emblemáticos de nossa família. E como! Aliás, vale dizer que também são os felinos mais fofos, limpos e muito inteligentes que você possa imaginar.

Embora eles não pareçam ser tão expressivos quanto os cães, a verdade é que quando você os adota, percebe o quanto são especiais.

Continua depois da publicidade

O número de raças de gatos não é tão grande como no caso dos cães, mas cada um deles tem suas próprias características: o tipo de pelagem, o formato do crânio, seu temperamento, etc. Claro, todos eles são seres adoráveis que tornam a vida mais agradável.

Continua depois da publicidade

Leia maisDescubra agora 5 motivos pra se ter um animal de estimação

 10 raças de gatos que existem

raças de gatos
Mundo dos gatos; conheça como raças de gatos e suas características Foto – Bing

Se você tem um gato em casa, certamente identifica a raça dele nesta lista. Embora cerca de 100 raças sejam realmente conhecidas, quase todas  são derivadas das 10 raças principais de gatos.

Se você está procurando um gato e deseja conhecer as diferentes raças, dê um olhada nesta lista; assim,  pode decidir qual escolher. Lembre-se que o mais importante é prestar os devidos cuidados e estar ciente de que um animal de estimação implica responsabilidade.

1.Siamês

O gato siamês é muito elegante e enigmático. Tem cabelos curtos, olhos azuis e também uma figura bastante alongada e estesiada. Os núcleos que os distinguem, são castanho claro na maior parte do corpo e castanho escuro nas patas, cauda e orelhas.

Tem um caráter amoroso e, como quase todos os gatos, é extremamente territorial e ciumento. Pode ser percebido como “mandão”, pois exige que seja atendido com miados altos e constantes.

2.Azul

A raça azul é uma das mais cativantes. Sua pele é azul-acinzentada, curta e muito aveludada. Ele tem olhos verdes e um corpo esguio com um andar muito tranquilo que o torna sofisticado.

Aliás, se os gatos são muito “delicados” com o uso de sua caixa sanitária, o gato azul é ainda mais. Não toleram caixa de areia nem um pouco sujo, procuram o prato de comida sempre cheio e fica muito nervoso com viagens e mudanças de endereço.

3. Bengala

São “tigrados” em toneladas de marrom e amarelo. Eles têm olhos verdes ou amarelos e são curtos. Sua aparência é como um pequeno tigre, então eles têm um ar selvagem.

O gato de Bengala é muito brincalhão quando é pequeno, e embora ao longo da vida não perca esse espírito, torna-se mais calmo e afetuoso. No entanto, eles mantêm seu espírito livre e gostam de ser muito independentes.

4. Cartuxo

A raça cartuxo é muito parecida com o azul, mas não os confunda. Têm três diferenças fundamentais: os cartuxos têm olhos amarelos, são de tez mais robusta e são conhecidos porque parecem sorrir.

São gatos muito calmos com um miado muito suave. Eles desconfiam muito de estranhos, mas são caseiros.

Eles gostam de brincar de maneira bastante rude, então podem se dar muito bem com outros gatos ou cachorros pequenos.

5. Maine Coon

Maine Coon é uma das maiores raças de gatos. Na verdade, uma das suas principais características é que podem ser maiores do que qualquer outro gato.

Eles têm pelos longos e grossos, então eles têm uma aparência selvagem. Seu pelo desgrenhado pode ser de muitas cores diferentes. São tigrados, cabelos brancos ou uma combinação de várias cores.

Entretanto, os Maine Coons são geralmente gatos muito sociáveis ​​e também saudáveis, dificilmente adoecem.

raças de gatos
Mundo dos gatos; conheça as raças de gatos e suas característica Foto – Bing

6. Persa

A raça persa é majestosa e elegante, e os gatos desta raça são muito grandes. Além da pelagem longa e abundante, podem ser do tamanho de um cão pequeno ou médio.

A sua personalidade é muito calma. Como a maioria dos gatos, ele pode passar grande parte do dia dormindo e apenas se levantando para comer, beber água e talvez brincar um pouco ou ser mimado. Esta raça de gato é uma das favoritas em casa.

7. Angorá

Gatos angorá são frequentemente confundidos com gatos persas. A diferença é que os gatos angorá são apenas brancos, com grandes olhos azuis e uma estrutura facial um tanto “achatada”.

Gatos angorá são extremamente inteligentes. Eles reconhecem até 10 palavras e ainda recebem e executam comandos. Devido ao seu pelo abundante, necessitam de uma escovagem constante, de que gostam muito.

8. Dobra escocesa

A raça Scottish Fold tem uma estrutura muito peculiar. Eles têm musculatura forte, pernas arredondadas como a cabeça e uma cauda curta e grossa. Seus cabelos são curtos e rentes ao corpo, mas devido à sua ampla estrutura parecem “fofos”.

São gatos muito calmos, embora nunca se recusem a perseguir uma luz ou um rato de brinquedo. É preciso ter muito cuidado com o acasalamento, pois às vezes os filhotes apresentam defeitos congênitos.

9. Gato de pelo curto americano

O gato de pelo curto americano é um gato muito saudável. Como o próprio nome indica, tem pelo curto e a cor mais comum é o prata salpicado. No entanto, existe uma grande variedade de cores e combinações nesta raça.

É um gato muito sociável e carinhoso, mas também independente. Além disso, é uma das raças mais saudáveis. Para muitos, é o animal de estimação perfeito, pois não tem problemas em viver com crianças ou outros animais de estimação e em viver dentro de casa.

10. Egípcio

O gato egípcio é muito peculiar, pois é uma raça sem pelos. Embora sua aparência seja estranha, eles se tornaram uma raça muito procurada e têm uma personalidade dócil, inteligente e amorosa.

Entretanto,  viver preferencialmente em ambientes fechados é melhor. Todavia, é importante saber mais sobre seus cuidados, pois como não possui pelos, atenção especial deve ser dada à sua pele.

O gato egípcio também deslumbrou os amantes de gatos com seus comportamentos excêntricos.

Você sabia?

E os gatos sem raça? A grande maioria deles é proveniente de uma das raças citadas acima.

Prá finalizar por hoje, responda rápido: ‘Qual é a raça de gato mais cara e quanto é o preço para compra até o momento?

Bem, só para matar a curiosidade, o gato mais caro é da raça Serval e o investimento para compra gira em torno de R$40 mil à 125mil. Mas, é uma raridade encontrá-lo e, no Brasil, não se tem notícias de quantos existem.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagran, Twinter e Pinterest 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies