Os banhos em cães devem mudar a frequência conforme a estação do ano? Entenda

A higiene dos pets é tão importante que o excesso ou a falta de banhos podem prejudicar a saúde deles

Que os cães se tornam membros das famílias ninguém discorda. Esses animais são tratados com tanto amor e carinho que, muitas vezes, dormem até na mesma cama que os donos. Por isso, muitas pessoas acabam ficando em dúvida quanto à frequência dos banhos em cães, principalmente no outono e inverno.

A higiene é tão importante quanto a saúde desses pets, por isso, até o excesso pode ser prejudicial. Dessa forma, entenda qual a quantidade certa de banhos em cães de acordo com as estações do ano.

Leia também: Beijar o cachorro e ser lambido por esse pet faz mal? Confira

Banhos em cães na primavera

A frequência de banhos em cães deve mudar de acordo com a estação do ano? Entenda

Nessa época do ano, que vai de setembro a dezembro, a temperatura começa a subir e os dias acabam sendo um pouco mais amenos, nem tão frios nem tão quentes. E é justamente na primavera que os cães costumam apresentar mais doenças de pele e pelos, isso porque a concentração de pólen e poeira no ar aumenta.

Para algumas raças é possível fazer a tosa, ainda que parcial para os mais peludos. Isso ajuda a aliviar o calor em dias mais quentes. Os banhos em cães podem ser dados com mais frequência, mas com água morna ou fria, sem exageros.

No verão precisa dar mais banhos em cães?

O verão vai de dezembro a março e é a estação com os dias mais quentes e os mais longos também. Apesar dos cães apresentarem a temperatura interna mais alta que a dos humanos, nessa estação eles podem sofrer de desidratação, inclusive. Entretanto, para refrescá-los, muitos tutores aumentam a frequência dos banhos em cães, como forma de proporcionar bem-estar.

Entretanto, segundo especialistas, o recomendado é dar banhos de 15 em 15 dias ou, no máximo, uma vez por semana, isso quando o cão apresenta mau odor. Mais do que isso, os banhos podem acabar removendo a proteção natural da pele dos animais, deixando-os expostos às alergias, por exemplo. Fique atento à temperatura da água: sempre morna ou fria.

Leia ainda: Por que o cachorro gosta de ficar no sol? Descubra agora

Dicas para o outono

O outono, que se estende de março a junho, provoca mudanças bruscas de temperatura. Os dias são mais frios, com ocorrência de chuvas e ventos fortes. Apesar dos pelos que os protegem do frio, os pets precisam de cuidados mais atenciosos nesta época, como a frequência dos banhos em cães.

Os banhos devem ser feitos em locais fechados, para evitar correntes de ar, e com a água morna. Se você quiser evitar o banho em dias mais frios, há a opção do banho a seco. Existem diferentes produtos no mercado sem a necessidade de enxágue. Os banhos em cães no outono podem acontecer a cada quinze dias ou uma vez por mês. Lembre-se sempre de secá-los bem após o banho.

Devo evitar dar banho no inverno?

A frequência de banhos em cães deve mudar de acordo com a estação do ano? Entenda

A estação mais fria do ano vai de junho a setembro e é nessa época que os tutores devem redobrar os cuidados com seus animais. Na época mais fria, o banho em cães é indicado. Isso porque o banho ajuda a evitar o ressecamento da pele do animal. Entretanto, alguns fatores influenciam na frequência dos banhos, como a raça, a pelagem e o tamanho do cão.

Mesmo em cachorros mais resistentes, é indicado o banho pelo menos uma vez ao mês, sempre com água morna. Dessa maneira, evite banhos noturnos e procure sempre usar secadores para finalizar a higiene do seu pet.

Leia ainda: Coleiras para cães: saiba como escolher a melhor opção para o seu animal de estimação

Gostou da matperia? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies