Os cães amam rolar na grama: saiba desse hábito e outras curiosidades desse pet

Cães possuem diversas manias, rolar na grama, cavar, entre outras, descubra o significa desses e outros hábitos do seu pet.

Anúncio


Hoje, 18/11, o Folha GO traz algumas manias que seus cachorros de estimação podem ter e isso ajudará a saber se é uma ação saudável ou não. Você já viu o seu cão rolando na grama, cavando no seu quintal ou esfregando a patinha no rosto?  Confira o que esses hábitos podem significar para o seu pet. 

Continua depois da publicidade

Veja mais: Entenda porquê o cachorro come grama e saiba o que fazer.

Por que o meu pet rola na grama? 

cão esfregando na grama
Seu cão se esfrega muito na grama? Entenda mais sobre o hábito. (Imagem: Blogspot.com)

Com certeza você já deve ter visto algum cão por aí se esfregando na grama. De antemão, não há um motivo certo para explicar esse ato, mas alguns especialistas dizem que eles podem estar se comunicando ou ser um fator genético. 

Continua depois da publicidade

Desse modo, uma das explicações possíveis é que os cães rolam na grama porque algum resíduo presente em seus pelos esteja o incomodando.

Continua depois da publicidade

Ademais, eles podem também estar sentindo coceira, o que pode ser sintoma de algum problema de saúde, como alergia ou presença de pulgas e carrapatos. 

Por serem animais predadores, eles podem sentir e se esfregar no cheio de algum pedaço da grama no intuito de disfarçar o seu próprio odor. 

Do mesmo modo, esse hábito pode significar, também, que o seu pet se sente relaxado com a grama e natureza, para diferenciar é só observar se eles estão tensos ou relaxados. 

O seu cão arranha o chão? 

Você já viu seu cão arranhar o chão antes de deitar? Segundo pesquisadores, eles podem estar seguindo um ato que seus ancestrais faziam. 

A fim de preparar o terreno antes de dormir, eles tentavam deixar o ambiente mais confortável para ter uma melhor noite de sono. 

Há também a possibilidade do seu pet arranhar o chão após urinar e, assim, com esse ato, eles querem marcar território, então não impeça esse ato natural. 

Veja mais: Como fazer arranhador de gatos? Confira o passo a passo.

Seu cão lambe ou morde muito a pata? 

cão lambendo a pata
Entenda se é saudável seu cão lamber a pata. (Imagem: Petlove)

Existem alguns motivos para o seu cão lamber a pata, por exemplo: ansiedade, estresse ou apenas um machucado que está doendo. 

Tente evitar que isso ocorra, já que esse hábito pode trazer problemas para a saúde de seu pet. Caso seja necessário, procure ajuda de um profissional. 

Caso ele esteja mordendo uma de suas patas, pode ser que ele tenha a queimado no chão quente em um de seus passeios. 

Por que seu pet fica se esticando? 

Na maioria das vezes , esse ato é comum em diversas raças. É provável que seu cãozinho só esteja brincado. Porém, fique atento se perceber outros sinais, pois talvez ele esteja sentindo algum desconforto abdominal, como, por exemplo, pancreatite. 

Seu cão fica esfregando o focinho? 

Esse é um hábito que você deve prestar atenção, muitas vezes quer dizer que há alguma coisa errada com o seu pet. 

Se o seu cachorro coça o focinho constantemente, seja com a pata ou em outros lugares, isso pode dizer que ele está com alguma infecção nos ouvidos ou olhos, logo é essencial que você o leve para o veterinário. 

Existe também a possibilidade de não ser nada grave e o seu cão apenas quer tirar algo que ficou preso entre seus dentes.  

Há diversos hábitos que você deve ficar ligado em seu animal de estimação, alguns são extremamente normais, porém outros querem dizer que eles estão pedindo ajuda. 

Ademais, fique ligado nas reações do seu cão e, se necessário, leve seu pet para o veterinário.

Leia ainda: O que são maus tratos? Conheça a lei de proteção aos pets

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies