O Brasil luta contra os maus-tratos dos animais: entenda o Dezembro Verde

Dezembro foi o mês escolhido para reforçar a luta contra os maus-tratos aos animais

Você conhece a campanha Dezembro Verde? Esse termo de destaque vem nos lembrar da importância de lutar contra os maus-tratos aos animais. Hoje 04/12, no Folha Go, entenda mais sobre a causa e como você pode ajudar. Além disso, leia a matéria até o final e veja outras mais sobre os pets.

Veja também: Dezembro verde: abandono de animais aumenta na pandemia

 

cachorro triste
Conheça a luta contra os maus-tratos aos animais (Fonte: Ulbra tv)

 

Dezembro verde na luta contra os maus-tratos aos animais

Dezembro verde é uma campanha que foi criada por Alex Paiva com o intuito de reduzir o número de maus-tratos e abandono de animais. Essa campanha ocorre no mês de dezembro, visto que, o número de abandono tende a crescer nesse período por se tratar de um período de férias.

Algumas pessoas optam por viajar e não cuidam do seu animal de estimação como deveriam cuidar. Caso você seja um tutor, lembre-se que maus-tratos e abandono de animal é crime, aparado pela lei 9.605/98.

Em hipótese alguma você deve abandonar o seu animal, visto que, os animais possuem sentimentos e sofrem com a falta do tutor.

Quando começou a campanha de maus-tratos aos animais

Primeiramente, a campanha de conscientização contra os maus-tratos aos animais se iniciou em 2015, no Brasil no estado do Ceará. Entretanto, atualmente diversos estados do país aderiram a essa ideia para fortalecer a conscientização da população.

Como exemplo, temos o caso de Nova Friburgo, município do estado do Rio de Janeiro, que possui algumas instituições sem fins lucrativos que lutam pelo bem-estar dos animais.

Caruaru, uma cidade de Pernambuco, também aderiu à causa há bom um tempo e faz a conscientização por meio de campanhas educativas.

Procure informações sobre essa campanha na sua cidade para estar por dentro dessa causa extremamente importante.

Leia também: Confira dezembro verde contra o abandono de animais: veja o que diz a Lei

Qual é o animal mais abandonado no Brasil

 

cachorro se alimentando

Muitas são as formas de conscientização contra os maus-tratos aos animais. É bem comum ver instituições oferecendo palestras de conscientização ou levando esses conhecimentos às ruas de grandes cidades.

Além do mais, existem muitos animais que são abandonados no decorrer do ano, principalmente, nos períodos de férias. E um dos motivos para que isso ocorra é porque alguns tutores irresponsáveis optam por viajar e não se preocupam com o pet nesse período.

Algumas instituições apontam um aumento de setenta por cento de abandono nesse período. Dados da organização mundial de saúde relatam que no Brasil existem certa de 30 milhões de animais em situação de rua.

A maior parte dos animais abandonados são gatos e cachorros, entretanto, os cachorros ainda são a maioria. Em média 20 milhões de cachorros foram abandonados e vivem nas ruas do país, sofrendo com a falta de um lar e carinho.

Esse número é muito preocupante. Não contribua para esse aumento, dado que, nossos animais merecem uma vida digna repleta de amor.

Ações de conscientização contra os maus-tratos aos animais

cão abandonado
Conheça as ações contra abandono de animais (Credito: Organics News Brasil)

As campanhas de conscientização têm como objetivo orientar as pessoas sobre o sofrimento dos animais abandonados. Acima de tudo, outro ponto importante da campanha é alertar os tutores que o ato de abandonar ou não dar assistência necessária ao pet é crime. Muitas são as formas de conscientização contra os maus-tratos aos animais.

É bem comum ver instituições oferecendo palestras de conscientização ou levando esses conhecimentos às ruas de grandes cidades.

Portanto, você deve estar ciente que qualquer forma de maus-tratos e sofrimento causado ao animal deve ser denunciado e respondido judicialmente por isso.

Leia também: Descubra o segredo da felicidade dos gatos: como fazê-los felizes? Veja mais

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies