Ouriço-terrestre é domesticável? Saiba mais sobre esse animalzinho de estimação

Saiba mais como criar ouriço

Criar ouriço-terrestre: a tendência de adotar animais exóticos como animais de estimação vem crescendo. Um deles é o interesse pela domesticação do ouriço-terrestre. Confira hoje, 03/12, o Folha GO te conta mais sobre esse animalzinho de estimação.

Muitas vezes confundido com um porco-espinho, o ouriço é um híbrido de duas espécies selvagens criadas em cativeiro para domesticação.

Sua origem é africana, são principalmente insetívoros e aqui se criam três espécies: albinos, sal e pimenta, e bicolor. São simpáticos e muito pequenos, não ultrapassam os 20 centímetros e atingem um peso médio de 300 gramas.

ouriço
O bichinho cabe na palma de uma mão e levam e amam a vida noturna (Imagem: GreenMe)

A principal característica é sua armadura externa cheia de pontas que podem medir até 2,5 centímetros. Como estão com muito medo, ao se sentirem ameaçados, eles inflam essas pontas e se transformam em uma bola, escondendo o rosto e o tronco. Mas, ao contrário do porco-espinho, eles não os usam como arma para se defender.

O ouriço não representa perigo para as pessoas. Esses bichinhos cabem na palma de uma mão e levam uma vida principalmente noturna.

Leia mais: Posso dar leite para meu gato recém-nascido? Saiba agora!

Como domar seu ouriço-terrestre?

ouriço
Saiba como tornar o meu ouriço mais sociável. Foto – pixabay

Entre as perguntas mais frequentes dos proprietários de ouriços-terrestres estão: como tornar o meu ouriço mais sociável? Como fazer meu ouriço me amar? É normal que o meu ouriço-terrestre fique tão assustado?

Caso se sinta identificado com alguma dessas questões, recomendo que experimente as dicas a seguir, para que possa ter um bom relacionamento com seu ouriço.

Compreendendo o ouriço-terrestre

A primeira coisa que você deve fazer é entender como eles se comportam, e que ao se depararem com qualquer situação que os assuste ou intimide, a primeira coisa que farão é se eriçar, pular e/ou assumir a forma de bola.

Você não deve lutar contra o jeito de ser do seu ouriço, você deve se adaptar a ele e se aproximar como ele permite. O fato de o seu ouriço se comportar defensivamente com você não significa que ele o odeie ou não o ame, é simplesmente que você não conseguiu ganhar a confiança dele e mostrar a ele que ele não deve ter medo de você.

Dicas para socializar com seu ouriço-terrestre

1. Não tenha medo do seu ouriço

Se você está nervoso ou com medo, quando você toca seu ouriço e ele pula ou faz barulho, você provavelmente se moverá abruptamente e isso assustará seu ouriço. Será um círculo vicioso em que seu ouriço se assusta, você se assusta, você assusta ainda mais seu ouriço e ambos acabam assustados, com medo um do outro.

É importante que você  brinque com o seu ouriço com calma para que se o seu animal estiver com medo, se eriçar, pular ou chiar, você possa transmitir segurança ao seu ouriço-terrestre. Se você não reagir de forma agressiva ou com movimentos bruscos, isso ajudará seu ouriço que, com o tempo, se sentirá seguro.

2. Nunca pegue seu ouriço de surpresa

Como já mencionei, os ouriços são muito tímidos e se você tocá-los por trás e/ou com força, eles provavelmente entrarão em pânico e se eriçarão ou se enrolarão.

3. Dê atenção ao seu ouriço todos os dias

É importante que o seu ouriço-terrestre se acostume com a sua presença. Por isso você deve estar com ele pelo menos 15 a 30 minutos por dia.

4. Deixe seu ouriço explorar

Quando você pegar o seu ouriço, ele não precisa estar permanentemente em suas mãos, é bom dar-lhe liberdade e espaço para andar, seja na cama, no corpo, etc. Idealmente, deve estar perto de você ou em locais que tenham o seu cheiro, para que se acostume com você.

Portanto, continue acompanhando mais dicas

ouriço
Cresce o interesse pela domesticação do ouriço-terrestre: saiba mais sobre esse animalzinho de estimação Foto – pixabay
5. Não toque em seu ouriço onde ele não gosta

Se ao tirar seus membros ele fica assustado ou quando você toca na cabeça ele fica com raiva, então não faça isso, toque nele onde você perceber que ele reage bem, as partes mais comuns para começar são as partes sem pontas, como o nariz, a testa e a barriga.

Às vezes, eles podem ficar com medo se você agarrar seus membros com os dedos, pois eles podem se sentir como um ataque de um predador.

6. Se você for levantar seu ouriço, faça-o de baixo

Provavelmente, quando você tentar levantar o seu ouriço do chão, ele se eriçará e você terá dificuldade em segurá-lo, além de ficar com medo e com raiva.

Sempre tente tirar do fundo, como se suas mãos fossem uma espátula e o seu ouriço um hambúrguer, abra as duas mãos, uma de cada lado do seu ouriço, com os dedos apontando para o seu ouriço e aos poucos junte as mãos até pegá-lo.

7. Alimente seu ouriço de sua mão

Que melhor maneira de conquistar o afeto de seu ouriço do que através de seu estômago. Ao tomá-lo, dê-lhe algum alimento especial, como insetos ou um dos alimentos permitidos.

8. Não fale alto com seu ouriço

Um dos sentidos mais apurados do ouriço terrestre é a audição, por isso é muito provável que se assuste ao ouvir você falar, pois para o seu ouriço soará muito mais alto. Fale com ele em um volume baixo e com calma, evite gritar se ele te cutucar ou assustar.

Com o tempo, à medida que ele se acostuma com você e com a sua voz, você poderá falar com ele em um volume normal sem assustá-lo, pois ele reconhecerá a sua voz e saberá que você não é perigoso.

9. Seja muito paciente

O processo para fazer o seu ouriço ser dócil e permitir que você o ame e brinque com ele sem ficar com medo ou com raiva é longo, pode levar semanas, meses ou até anos dependendo de cada ouriço e do esforço que você coloca nele.

Quanto mais você tentar e ser constante seguindo os conselhos, mais fácil e rápido será, mas você também deve ter em mente que existem ouriços que são mais dóceis em si mesmos, assim como outros que são muito tímidos ou zangados e com eles você deveria comer mais paciência.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilheFacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies