Seu pet sofre com barulho? Veja o que fazer para que ele fique tranquilo

Entenda porque pets sofrem com barulho

O medo de sons altos, ruídos altos, principalmente em cães causa grande sofrimento aos animais. Em alguns casos é realmente uma questão de pânico, e quando ouvem o barulho dos fogos de artifício, por exemplo, fogem sem dar atenção aos apelos dos donos e é difícil ou até impossível encontrá-los mais tarde. Por isso, hoje 23/11, a Folha Go vai falar mais porque seu pet sofre com barulho.

Quem não viu anúncios nas redes sociais pedindo ajuda para localizar um animal perdido desta forma? Alguns chegam a ser atropelados ou podem sofrer taquicardia (batidas do coração aceleradas) e até mesmo outros danos irreversíveis.

Leia ainda: Conheça a lei de proteção aos pets

Barulho para pets dá medo

pet sofre com barulho
Seu pet sofre com barulho? Veja o que fazer para que ele fique tranquilo – Pinterest

Por que os sons de fogos de artifício aterrorizam nossos animais? Bem, basicamente porque a capacidade auditiva deles é muito maior do que a nossa. Digamos que eles ouçam sons cerca de três vezes mais altos do que nós.

Assim, enquanto os humanos nascem com a capacidade de ouvir sons de até 20.000 hertz, os cães têm uma faixa auditiva que vai de 10.000 a 50.000 hertz e podem ouvir a uma distância quatro vezes maior do que os humanos. Por sua vez, os gatos são capazes de registrar sons de até 65.000 hertz.

E quanto aos ruídos de fogos de artifício, por exemplo, eles os interpretam como uma ameaça, é como se ouvíssemos o barulho de um bombardeio.

Esse medo gera uma reação física nos animais, ou seja, seu sistema nervoso libera muita adrenalina e cortisol, o hormônio do estresse.

Por isso há animais que tremem, vomitam, têm diarreia ao ouvirem barulho de fogos de artifício ou de trovão.

Portanto, cuidados especiais devem ser tomados, pois estejam eles em casa, na rua ou no campo, podem tentar fugir desesperadamente. assim, é melhor evitar o pior.

Leia ainda: Pássaros pets, espécies para criar em casa

Pet sofre com barulho

pet sofre com barulho
Seu pet sofre com barulho? Veja o que fazer para que ele fique tranquilo – Johnsfarms

Como os humanos, existem inúmeras ocasiões em que os animais podem sentir medo. Nesse sentido, eles se sentem em uma situação de pânico, sua freqüência cardíaca pode aumentar consideravelmente, levando a um problema de saúde se o animal tiver problemas de coração, por exemplo..

Como falado anteriormente é muito comum esse animal sentir medo em diferentes circunstâncias: ruídos de fogos de artifício, tempestades entre outros. Na maioria das vezes são situações estressantes relacionadas ao ruído extremo.

Deve-se destacar que o cão possui um sentido de audição altamente desenvolvido, capaz de ouvir sons inaudíveis aos humanos, razão pela qual qualquer som estridente pode causar alarme no seu melhor amigo e alterar suas funções fisiológicas.

acalmar seu pet
Como acalmar seu pet quando está assustado (Imagem: Epoch-Times)

Como já mencionado anteriormente, em situações de pânico, ansiedade e medo, os níveis de estresse deste animal disparam.

Assim, a resposta ao estresse bem como a quantidade de adrenalina produzida por suas glândulas ficam muito elevadas. Mas também aumenta a intensidade e a frequência de sua respiração.

Como ajudar o pet nesse momento?

Mas existem coisas que podemos fazer para tentar mitigar esses efeitos do ruído :

  • Você pode ensiná-lo a associar ruído a algo positivo, como uma guloseima. Você pode fazer isso com um aspirador de pó. Ligue e traga mais perto da sua mascote, fique com ela, acalme-a, dê carinhos e guloseimas. Pratique várias vezes, até se acostumar e não mais identificar o barulho como ameaçador.
cachorro assustado
Maneiras de ajudar seu pet (imagem: Diário Gaúcho)
  • Use um colar de feromônios para reduzir os níveis de estresse;
  • Esconda o ruído com outros sons. Ligue o rádio ou a televisão para abafar o ruído de fundo.
  • Quando o barulho começar, tente dar a ele algo para mastigar. Essa ação reduz o estresse porque você ficará mais distraído.
  • Não o deixe sozinho em casa.

Portanto, muito cuidado para não deixar o pet sozinho em situações de muito barulho.

Leia agora: Tapete gelado é opção para refrescar pets

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies