Os pets também suam: descubra como ocorre a transpiração do animal de estimação

Se você achava que animal não sua, a partir de hoje saiba que sim! Assim como os seres humanos, alguns animais regulam a temperatura do corpo por meio do suor

Anúncio


O suor é um regulador natural da temperatura do corpo. Mas não são só os humanos que transpiram, os pets também! Sendo assim, o Caderno Pets do Folha Go te informa mais nesta quarta-feira (26/11) sobre a transpiração do animal de estimação.

Continua depois da publicidade

Leia também: Veja 3 raças de cachorros que mais embolam os pelos: aprenda dicas e desate os nós

Os pets também suam: descubra como ocorre a transpiração do animal de estimação
Os pets também suam: descubra como ocorre a transpiração do animal de estimação – Imagem: Divulgação UOL

Confira também algumas curiosidades interessantes sobre o suor. Afinal de contas, nada no nosso organismo é aleatório, assim como no dos pets. A natureza é mesmo complexa e incrível.

Continua depois da publicidade

Transpiração do animal de estimação

Se você achava que animal não sua, a partir de hoje saiba que sim! Assim como os seres humanos, alguns animais regulam a temperatura do corpo por meio do suor.

Continua depois da publicidade

Desse modo, o suor é o líquido liberado pelas glândulas sudoríparas que tem como objetivo refrigerar o corpo.

As espécies que suam são chamadas de homeotermas e representam todos os seres vivos que produzem calor com o funcionamento dos órgãos principais.

Mas todo animal transpira? A resposta é não! Os répteis e anfíbios, por exemplo, que são animais de sangue frio, não possuem esse sistema.

animais suam
Os animais suam, cada qual de um jeito (Imagem: PxHere)

Dessa maneira, a grande maioria dos mamíferos possuem glândulas sudoríparas e regulam a temperatura do corpo por meio do suor.

Mas não é só isso, nos cavalos, por exemplo, o suor dos animais é composto por uma proteína chama laterina. Dessa forma, além de regular a temperatura do animal, o suor também deixa os pelos brilhosos.

No caso do hipopótamo, o suor é vermelho e serve como protetor solar natural. Fantástico, não é?

Mas e com relação à transpiração do animal de estimação? Nossos pets também suam? Se sim, quais suam mais? Confira mais sobre o assunto a seguir.

Cães e gatos suam

Os cães e gatos também possuem glândulas sudoríparas, porém, localizadas em regiões bem diferentes se comparados aos seres humanos.

Sendo assim, os gatos eliminam suor nas almofadinhas das patas (coxim plantar) e por meio da respiração, nariz e também nas lambidas. Dessa forma, além de auxiliar na higiene, o hábito característico dos gatos em lamber-se o dia todo, também regula a temperatura do corpo.

pets suam
Como saber se gatos suam e o que fazer (Imagem: WordPress)

Já no caso dos cães, as glândulas sudoríparas estão localizadas na língua. Isso mesmo! Por isso que quando estão ofegantes, os cachorros deixam a língua para fora salivando.

Assim, os animais possuem maneiras diferentes de eliminar o suor e regular a temperatura corporal, podendo ser mais ou menos lenta. No caso de cães e gatos, eles são muito sensíveis às temperaturas, se comparados aos humanos.

Leia ainda: Entenda o significado místico dos animais e sua inspiração para os humanos

Os animais eliminam suor de forma diferente

Os pets também suam: descubra como ocorre a transpiração do animal de estimação
Os pets também suam: descubra como ocorre a transpiração do animal de estimação – Imagem: Divulgação MdeMulher

Dependendo da espécie, o animal terá uma forma diferenciada de eliminar suor. Tudo vai depender de como são as suas glândulas sudoríparas presentes na epiderme.

Assim sendo, há as glândulas ecrinas e as apócrinas. No primeiro caso, os humanos possuem, elas estão distribuídas em todo o corpo (axilas, pés, pescoço, rosto e mãos).

Já as apócrinas presentes em vacas e camelo, estão localizadas nas mãos, no nariz e em zonas descobertas de pelos.

Coelhos e roedores embora sejam mamíferos, conseguem diminuir o calor através de suas orelhas grandes e caudas.

Dito isso, a transpiração do animal de estimação acontece de formas variadas. Porém, é importante sempre oferecer conforto para o pet. Procure sempre oferecer uma casinha refrescante e muita água.

Confira: Pica-Pau é um animal trabalhador e corajoso: veja mais e como a natureza ensina

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies