Picada de cobra: veja agora 4 dicas de como ajudar o seu pet ferido

Descubra agora como ajudar o seu pet em caso de picada de cobra

Anúncio


Você saberia como ajudar o seu pet em caso de picada de cobra? Hoje, 07/01, no Folha Go, você confere quatro dicas de como ajudar o seu pet nesse tipo de situação. Além disso, leia a matéria até o final e veja  todos os detalhes que separamos  para te dar mais segurança e proteger seu animal de estimação.

Continua depois da publicidade

Sabendo do risco de picada de cobra em alguns lugares, prefira evitar expor seu animal ao perigo. Veja que os cães e gatos são pets muito curiosos, então não perca de vista. Outra questão importante,  é observar o local da picada, pois os mais comum nos cachorros é no focinho e patas, porém nos gatos é o abdome.

Leia também: Quais os animais mais perigosos do mundo? Site europeu reúne dados

Continua depois da publicidade
picada de cobra
Aprenda mais sobre a picada de cobra | Imagem: Centervet

Picada de cobra

Na fauna brasileira existem diversos tipos de cobras, entre elas, estão algumas espécies das mais venenosas como a coral, cascavel, jararaca e surucucu.

Continua depois da publicidade

Uma picada de cobra venenosa em um animal de estimação pode levar o pet a óbito, caso não seja socorrido a tempo, dado que o veneno das cobras são muito nocivo.

Entretanto, não é muito comum o aparecimento de cobras em grandes cidades, normalmente, elas se encontram em áreas rurais. Contudo, isso não significa ser impossível se deparar com esse animal em grandes cidades, uma vez que, com o desmatamento os animais podem acabar fugindo e aparecendo em busca de refúgio.

Pensando nisso, separamos quatro dicas de como ajudar o seu pet caso aconteça um ataque de cobra ao seu animalzinho.

Veja também: Animais silvestres: Descubra 3 animais silvestres que podem ser criados como pet

picada de cobra
Leia dicas de como ajudar seu pet em caso de picada de cobra | Crédito iStock

Dicas de como ajudar o seu pet em caso de picada de cobra

Identifique a espécie da cobra

Saber se a cobra é um animal venenoso é muito importante. Já que com a diversidade de espécies de cobras existentes, os profissionais saberão como atuar mais rápido se souberem a espécie que atacou o pet.

Descobrir se a cobra é um animal venenoso pode ser uma tarefa difícil para os que não conhecem muito sobre esses animais. Se esse for o seu caso, tire uma foto do animal para mostrar ao especialista. No entanto, tome cuidado e fique distante da cobra para não ser atingido, e conseguir socorrer o seu pet sem maiores problemas.

Mantenha o animal imóvel

Será uma tarefa difícil, uma vez que possivelmente o seu pet estará sentindo a dor da picada e confuso com a situação. No entanto, tente manter o pet o mais calmo possível e faça com que ele não se mova, assim evitará que o veneno se espalhe pelo corpo do animal.

cachorro picado de cobra
Aprenda como identificar o local da picada de cobra | Fonte: O Chefao Noticia
Identifique o local da picada da cobra

Possivelmente você conseguirá enxergar os buracos da picada da cobra. Além disso, o local pode estar inchado, e o pet terá reações que te mostrarão onde dói quando você se aproximar.

Portanto, mantenha a calma e observe as reações do seu animal. Ademais, quando descobrir, se for possível, tente imobilizar a parte do corpo do pet.

É comum que a picada seja nas patas ou na face, dado que, o animal pode ir cheirar a cobra tentando identificar o animal desconhecido.

Leve o pet ao médico veterinário

Essa é a principal dica. Não demore a levar o seu pet ao veterinário, dado que, quanto mais rápido ele for socorrido mais fácil será de salvar a vida do pet.

Os médicos veterinários são as pessoas que saberão lidar com essa situação de maneira eficiente. Portanto, não desista do seu pet e leve a quem poderá ajudá-lo.

Veja também: Animais e fim de ano: entenda a lenda da Rena do Nariz Vermelho

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies