Pombos são ótimos animais de estimação: confira 3 dicas valiosas para cuidar

Descubra porque os pombos são ótimos animais de estimação e descubra algumas dicas para uma boa criação.

Anúncio


Você sabia que os pombos podem ser ótimos animais de estimação? Aprenda hoje, 16/11 algumas dicas valiosas aqui no FolhaGO sobre a melhor maneira de cuidar do seu pet com muito amor e praticidade.

Continua depois da publicidade

Aliás, um dos pontos fortes para tê-los é que esse animais são dóceis, inteligentes e fáceis de adestrar. Então veja a seguir o que separamos para você e aprenda mais sobre os pombos.

Leia também:  O que é a história dos visons na Dinamarca? Descubra mais

Continua depois da publicidade

Pombos podem ser animais de estimação?

Você sabia que os pombos são aves que possuem 310 espécies? Existem dados de que essas aves são criadas em casa desde 2.800 A.C.

Continua depois da publicidade

Nessa época esses animais eram utilizados como forma de comunicação entre as pessoas, por isso, ficaram conhecidos como os famosos pombos correios.

É comum também, ouvir falar que pombos transmitem doenças. Mas criar pombos em boas condições de higiene e com alimentação correta, os riscos são mais controlados e se ademais, eles se tornam ótimos animais de estimação.

Dicas de pombo
Pombos são ótimos animais de estimação | Fonte: Pxhere

A princípio, os pombos começaram a surgir entre os povos egípcios e gregos quando eles perceberam que esses pássaros podiam voar grandes distâncias atingindo até 100 km.

A agilidade para longos voos dos pombos acontece porque os eles utilizam como guia o campo magnético da terra e a luz do sol.

 

Pombo correio
Pombos que eram usados como correio (Imagem: Pinterest)

Veja também: Calopsitas são ótimos pets? Descubra agora e veja curiosidades  

 Como criar pombos como animais de estimação

Agora que você sabe que é possível criar um pombo em casa, você deve seguir alguns cuidados básicos para que se tenha uma boa experiência e para que o seu pet tenha uma boa condição de saúde.

Para que você se saia bem na criação do seu novo pet, vamos compartilhar com você algumas dicas que são muito valiosas para a saúde do seu animal.

Leia também: Gatos são sensitivos? saiba mais a respeito

Espaço de criação de pombos

Se você quer criar um pombo como animal de estimação é preciso preparar um ambiente confortável e seguro para ele.

A gaiola é muito importante para que ele não saia e para que ele evite ter contato com outros animais e assim evitar o risco de contaminação.

 

pombo na gaiola
Gaiolas próprias para pombos (Imagem: Pinterest)

A gaiola deve ficar em um lugar bem iluminado, mas evitando o contato direto com o sol. Lembre-se ainda, que os pombos são animais que gostam de voar e são extremamente relacionáveis.

Por isso, é necessário que a gaiola não seja pequena, afinal pode causar tristeza ao animal por não ter como se movimentar mais a vontade.

Os pombos são animais que vivem em grupo, portanto se você  for criar um único animal é importante que se tenha tempo para dedicar e evitar que ele fique sozinho.

Higienização do espaço

Os pombos, assim como as outras aves estão sujeitos a ter alguns parasitas e por esse motivo é necessária uma ótima limpeza das gaiolas e seus acessórios.

Essa limpeza deve ocorrer no mínimo três vezes por semana, fazendo a lavagem e a secagem das peças, para que seja um ambiente confortável e acima de tudo preserve a saúde do seu pet.

Você deve fazer à retirada de todo o resto de alimentos do ambiente. Portanto,  Recomendo que dentro da gaiola tenha sempre a disposição do animal um recipiente para que o mesmo faça a sua própria higienização.

 Alimentação do animal

Assim como os outros animais de estimação as aves precisam de uma atenção na sua rotina alimentar.

A alimentação certa vai contribuir para que o novo pet cresça e tenha uma vida saudável.

Essas aves comem cerca de 30g de grãos todos os dias, portanto ao decidir cuidar desse pet você deve comprar esses grãos.

Além disso, as vitaminas e os complementos alimentares também são importantes para melhorar a imunidade e a resistência física do animal.

 

Pombos como pet criado em casa
Alimentação de pombos (Imagem: Pinterest)

Agora que você já sabe algumas curiosidades e quais os itens que não podem faltar na criação desse pet, que tal colocar essa opção na sua lista de animais de estimação?

Mas, lembre-se sempre que além dos cuidados com a saúde do animal, você também deve dar amor e paciência ao seu pet. Portanto, seja consciente na sua adoção.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies