Por que o cachorro gosta de ficar no sol? Descubra agora

A questão não envolve só vontade do pet, esse comportamento melhora alguns aspectos da saúde do animal

Anúncio


Se você tem pet em casa, talvez já tenha se perguntado por que o cachorro gosta de ficar no sol. O comportamento é de fato bem comum e pode ter causas diferenciadas. Sendo assim, confira a resposta e outras questões interessantes acerca do assunto neste domingo (15/11) aqui, no Folha Go!

Continua depois da publicidade
Por que o cachorro gosta de ficar no sol? Descubra agora
Por que o cachorro gosta de ficar no sol? Descubra agora – Imagem: Divulgação DogHero

Embora estações como a primavera e verão tenham temperaturas elevadas, os cães adoram ficar no sol mesmo assim. Acha isso curioso? E de fato é. Portanto, saiba um pouco mais sobre essa questão super interessante e necessária para a saúde do seu animal de estimação.

Leia também: Preciso viajar, e agora? Saiba o que você pode fazer com o animal de estimação

Continua depois da publicidade

Por que o cachorro gosta de ficar no sol

Cães e gatos adoram ficar no sol. Mas você sabe qual o motivo? Bem, muito mais do que para esquentar, os animais sentem prazer em tomar banho de sol.

Continua depois da publicidade

Mas a questão não envolve só um capricho do pet, pois esse comportamento instintual melhora alguns aspectos da saúde do animal.

Sendo assim, essa dose diária auxilia na prevenção da saúde dos ossos e pode evitar doenças relacionadas, como a osteoporose canina.

Além disso, o banho de sol é um bom aliado no combate de ácaros e sarnas. Obviamente, com relação a isso, somente a exposição solar não é suficiente, mas de fato ajuda.

Umas horinhas no sol também concede alívio de dores nas articulações e nos músculos. Incrível, não é mesmo? A natureza é mesmo fantástica!

Embora o cachorro nem tenha consciência desses benefícios, consegue agir naturalmente e sentir que o calor solar lhe é benéfico.

Contudo, esse “entendimento” está atrelado à liberação de hormônios do bem estar (serotonina) e os reguladores do sono. Por se sentirem bem, os cachorros amam tomar banho de sol.

Portanto, se você se preocupava com esse comportamento do seu pet e interrompia esse ritual sagrado para ele, saiba que os benefícios são diversos e tomar banho de sol é muito importante, não só para nós, humanos.

Cuidados na hora do banho de sol

Agora que você conhece alguns dos benefícios do banho de sol para os animais de estimação e entende por que o cachorro gosta de ficar no sol, saiba que existem alguns cuidados que devem ser bem observados por você que é um tutor ou tutora de pet.

Primeiramente, tente evitar que o cachorro tome sol nos horários mais quentes, entre 10 e 16 horas.

Lembre-se que tudo em excesso é prejudicial. Sendo assim, não deixe o seu pet exposto nas horas mais quentes do dia, pois isso pode, a longo prazo, causar queimaduras e até câncer de pele no animal.

Atente-se também à duração de tempo em que o pet fica no sol, como dito, a exposição solar não deve ser excessiva.

Veja ainda: Pets e desenvolvimento infantil: uma relação que pode contribuir para o aprendizado das crianças

Para aproveitar melhor os benefícios do sol para o seu cachorro, controle o tempo e o horário em que o pet permanece exposto ao sol.

Portanto, com esses cuidados, o seu pet poderá desfrutar melhor dos banhos de sol e terá mais uma ferramenta para a saúde física e bem estar.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies