Aprenda 5 dicas para proteger seu cachorro do contato com águas da chuva

Você precisa sair com o seu cachorro durante a chuva? Leia e descubra as dicas para proteger seu cãozinho

Anúncio


Existem muitas situações nas quais precisamos sair com o nosso bichinho durante uma chuva, não é mesmo? Hoje, 28/11, o Folha GO vai te mostrar como proteger seu cachorro do contato com a água da chuva, e dos riscos que isso pode trazer.

Continua depois da publicidade

Caso você necessite sair para uma consulta ao veterinário, tem uma tosa marcada ou até mesmo foi pego de surpresa pela chuva, no meio de um passeio com seu pet, veja as dicas a seguir para proteger ainda mais o seu cachorro. 

Leia mais: Animais de estimação precisam se aquecer? Confira

Continua depois da publicidade

Confira as dicas para proteger seu cachorro da chuva 

proteger-seu-cachorro 2
A capa de chuva pode ser uma solução para proteger o seu cachorro. (Imagem: Gazeta Digital)

Muitos cães gostam de brincar na chuva, porém o contato dessa água com seu pet exige atenção. O que causa riscos para o seu animal, não é a água da chuva em si, mas o contato que pode ocorrer com bactérias e microrganismos. 

Continua depois da publicidade

Por isso, é importante ter alguns cuidados quando for passear com o seu cão durante um dia chuvoso. 

Proteja seu cachorro da chuva. 

Diversas vezes, durante um dia chuvoso, é necessário sair com o seu pet na rua por algum motivo. 

Em razão disso, é importante que você utilize um guarda-chuva específico para o seu cão, ou até mesmo uma capa de chuva, desde que ela não aperte seu pet. Portanto, com esses equipamentos, vocês poderão passear mais tranquilamente e com maior segurança. 

Leia mais: A música acalma os bichos: saiba mais como as canções tranquilizam os pets

Limpe e seque a patinha do seu pet 

Após o passeio, a patinha do seu cachorro estará molhada. É de extrema importância que, em primeiro lugar, você as lave bem para eliminar qualquer bactéria ali presente. 

Além de lavar, é essencial que você seque, a fim de evitar o surgimento de frieiras ou a proliferação de fungos e bactérias. 

Para proteger seu cachorro, não o deixe consumir água da chuva 

É natural que em dias chuvosos, ocorra o surgimento de poças d’água e, por muitas vezes, o seu pet vai tentar beber. Porém, o consumo dessa água pode oferecer riscos para os cachorros, como o contato com parasitas e bactérias, ou ter uma intoxicação. 

Recomenda-se que você leve uma garrafinha de água caso seu cão sinta sede, para que não ocorra o consumo da água de chuva. 

Mantenha as vacinações em dia 

proteger-seu-cachorro 3
É importante manter a vacinação do seu cachorro em dia. (Imagem: HuffPost)

A chuva pode causar enchentes e inundações por toda a cidade, da mesma forma que essa água parada pode transmitir diversas doenças. Para você passear com o seu cachorro com maior tranquilidade durante a chuva, é importante ter as vacinas dele em dia, principalmente as V8 e V10, que previnem a leptospirose. 

Leia mais: Seu pet está mordendo os móveis? Veja como resolver essas travessuras

Para proteger o seu cachorro dos efeitos da chuva, se atente à sua pele 

O contato direto com a chuva ou o aumento de umidade, pode fazer com que a pele do seu pet fique mais sensível, ou seja, ela requer maior atenção. Por essa razão, se atente à pele do seu animal para verificar se há presença de dermatites (infecção ou inflamação na pele causadas por várias espécies de agentes). 

Nesses períodos de chuva, é ideal que os pelos do seu pet estejam aparados e secos para mantê-los mais saudáveis. Em suma, agora que você já sabe os cuidados básicos, poderá proteger o seu cachorro da chuva da melhor forma.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies