Qual a relação das mulheres na criação do vínculo entre o cão e o ser humano?

Veja que interessante esse estudo

Você sabe qual a influência das mulheres na criação do vínculo entre o cão e o ser humano? Segundo o estudo realizado por pesquisadores da Washington State University e publicado recentemente no Journal of Ethnobiology, ele aponta, pela primeira vez, o papel fundamental que as mulheres desempenharam na criação desse vínculo entre o caninos e as pessoas e mais, como isso está marcado ao longo dos tempos. Leia mais hoje (06/02)  aqui na Coluna Pets do Folha Go.

Leia também: Dor de ouvidos em cachorros; cuidados e dicas da veterinária

A propósito, a domesticação desses animais data de anos atrás. A história registra esse fato com indícios de que há milhares de anos os cães compartilham a vida com as pessoas no ambiente doméstico.

O que apontou o estudo

As mulheres desempenharam um papel fundamental na criação do vínculo entre o cão e o ser humano: estudo Foto – Pixabay

Inicialmente, em uma análise transcultural, ou seja, conhecendo o modo de vida das civilizações, os pesquisadores analisaram vários registros.

Assim, a domesticação dos lobos dos quais os cães começaram a se diferenciar teve grande importância.

Até agora, acreditava-se que esse processo ocorria “por mútuo acordo”. Isso porque tanto homens quanto cães se beneficiaram dessa relação devido ao apoio que esses animais ofereciam durante a caça. Todavia, os manuscritos apontam outros relações.

E Jaime Chambers, estudante de doutorado em antropologia na Washington State University, afirmou sobre o material investigado, que indica as mulheres terem um papel fundamental na criação do vínculo entre o cão e o ser humano. Veja a seguir:

“Os humanos eram mais propensos a ver os cães como um tipo de pessoa se os cães tivessem um relacionamento especial com as mulheres”.

Aliás, os cães mantêm as características de amigos, companheiros e sobretudo de criar laços fortes com as famílias.

Ademais, leia ainda: Animais de estimação incomuns: conheça famílias que inovam com pets

Um estudo não publicado para compreender a relação afetiva entre humanos e cães

As mulheres tem importância da criação dos cachorros Foto – Pixabay

Todavia, dada a escassez de estudos antropológicos voltados para a análise da relação afetiva homem-cão, consequentemente, os pesquisadores receberam a tarefa de revisar uma vasta quantidade de documentos etnográficos.

Os registros são protegidos pelo Human Relation Area Files, da Universidade de Yale. Lá, eles encontraram milhares de menções sobre cães e em muitas delas as mulheres foram as protagonistas.

Nesse sentido, tudo isso, com base em dados escritos por mais de 844 etnógrafos, que escreveram sobre 144 sociedades tradicionais em todo o mundo, permitiu a pesquisa ser concluída.

Análise dos registros

Logo após análise documental, os pesquisadores descobriram que quanto mais envolvida as mulheres com os cães, maior a percepção que a comunidade tinha sobre sua utilidade. Além disso, o cachorro mostrou um caráter mais dócil e prestativo.

O pesquisador descreve que o fato das mulheres nomearem os cães, alimentá-los e prover um ambiente mais aconchegante, influenciava na ‘personalidade’ dos animais, ou seja são tratados como pessoas.

Vale ressaltar que este estudo também destaca outros fatores, como a caça e o frio, para compreender o processo de domesticação dos cães.

Convivência dos cães na atualidade

Essa afinidade entre animais e pessoas, especialmente os mascotes domésticos, é  cada vez mais real em nossos dias.

E isso está mais evidente a cada dia. Veja que os cães são capazes de interagir seja com crianças, adultos, idosos e revelam alta capacidade de aprendizagem; seja naquelas tarefas mais simples até nas mais elaboradas.

Ademais, existem aqueles cães que são guias, terapeutas, policiais, guardas, por exemplo, e exercem papéis super importantes em toda a sociedade.

Por fim, através desse estudo, talvez a frase: “o cachorro é o melhor amigo do homem”,  se encaixe mais com: “o cachorro é o melhor amigo da mulher”. Claro que é um trocadilho para descontrair!

Portanto, leia ainda: Maus-tratos contra animais aumenta em Minas Gerais

Gostou da matéria? Conte as experiências com seus mascotes e compartilhe aqui nos comentários.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies