Qual o pássaro que mais canta? Descubra tudo sobre o canto dos pássaros

Todo pássaro cantador possui um órgão chamado de siringe. Leia mais na matéria abaixo e descubra qual o pássaro que mais canta

O canto dos pássaros é algo muito bonito de se admirar, não é mesmo? Quem gosta de ouvir os animais cantando, certamente se maravilha com o som que as aves emitem. Sendo assim, o Caderno Pets do Folha Go trás nesta terça-feira (24/11) informações sobre essa prática linda e natural das aves.

Leia também: Vai se exercitar com seu cão em trilhas e aventuras? Siga essas dicas importantes

Qual o pássaro que mais canta? Descubra tudo sobre o canto dos pássaros
O cantos dos pássaros é algo bonito para se admirar – Imagem: Divulgação MyAnimals

Saiba qual o pássaro que mais canta, bem como por que eles cantam e outras curiosidades interessantes sobre o assunto.

Curiosidades sobre o canto dos pássaros

Todo mundo alguma vez já ouviu o canto dos pássaros. As melodias estão entre os sons mais bonitos da natureza, até mesmo para quem não é tão fã desse “gênero” musical.

Mas você sabe por que esses animais cantam? Se você já se fez essa pergunta, saiba que ela tem resposta. Essa prática não é aleatória, pode acreditar!

Desse modo, na maioria das vezes, o canto dos pássaros está relacionado ao processo de cortejo e sedução da fêmea, para o posterior acasalamento.

Incrível, não é mesmo? A música que mais agradar a fêmea é um sinal para o conquistador de que ele será escolhido!

Além disso, o canto está associado aos predadores; ou seja, algumas espécies de aves fazem isso para afastar ameaças e possíveis inimigos.

Sendo assim, embora na natureza exista espaço para todos, a competição é muito presente no reino animal.

Pássaros cantando
a música dos pássaros pode ter diversas interpretações | Fonte Youtube

Dessa forma, a música dos pássaros pode ter diversas interpretações, mas geralmente costuma estar associada aos três principais objetivos:

  • Chamar a atenção;
  • Espantar ou provocar uma ameaça;
  • Ser escolhido por uma fêmea para acasalar.

Por esta razão, na maioria das vezes, quando se ouve uma bela canção de um passarinho, é um macho que está a “soltar o gogó”.

Veja ainda: Existe creche de animais? Saiba como evitar que seu pet fique sozinho

Pássaros são alunos e professores

Como assim pássaros são alunos e professores? Ora, mesmo que sendo uma característica instintiva dos pássaros, eles precisam aprender a cantar.

Para isso, uma ave da mesma espécie, mais velha, ensina a música aos mais novos. No caso de quem tem um animal da espécie em casa como pet, é interessante colocar músicas para a ave ouvir.

Todo pássaro canta bem: mito ou verdade?

Todo pássaro cantador possui um órgão chamado de siringe. O órgão é voltado exclusivamente para a vocalização, mas isso não significa que todas as aves que o possui cantam bem.

Porém, esse critério está mais ligado ao canto estético; ou seja, os cisnes e os patos têm o siringe, mas nem por isso o canto deles é considerado bonito, não é mesmo?

Qual o pássaro que mais canta? Descubra tudo sobre o canto dos pássaros
O pintassilgo é considerado por muito o pássaro que mais canta. Imagem: Divulgação Bing

Pássaros com cantos mais bonitos

O pintassilgo, por exemplo, é considerado por muitos como o pássaro que mais canta. Mas há quem diga que o Melro também tem esse dom. Não à toa, ele é chamado de Beethoven dos Pássaros, além de ambos serem as aves com o canto mais bonito.

Entre as aves com os mais belos cantos, podem ser citados:

  • Pintassilgo;
  • Canário;
  • Rouxinol;
  • Bem-Te-Vi;
  • Robin;
  • Melro;
  • Sabiá-laranjeira;
  • Uirapuru-verdadeiro;
  • Curió.

Sendo assim, caso você queira ter uma ave em casa para aproveitar bem o canto dos pássaros, é importante buscar por um criadouro legalizado e ter em mente que cuidar dessa espécie não é simples e nem barato. Portanto, a natureza é a casa ideal desses animais!

Confira agora: Furão de estimação: descubra dicas incríveis sobre esse pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies