Qual pet enxerga mais: o gato ou o cachorro? Saiba agora

Os cães definitivamente veem o mundo de maneira diferente das pessoas, mas é um mito que sua visão seja apenas preto, branco e tons sombrios de cinza.

Tudo no mundo do cachorro é preto e branco? Essa ideia foi amplamente aceita por décadas, mas novas pesquisas e conclusões sobre a anatomia e comportamento dos caninos mostraram que, embora os cães não possam ver as mesmas cores que os humanos, eles ainda podem ver algumas cores. Mas e o gato? O que eles enxergam? Hoje, 23/11, a Folha Go fala mais sobre a visão do gato e do cachorro.

Inclusive, você já parou pra pensar como funciona a visão dos gatos e cachorros? Os gatos enxergam melhor à noite, já os cães, por sua vez,  são hipersensíveis a movimentos, você sabia?

cães enxergam
Entenda como os pets enxergam (Imagem: Placar)

Outra coisa é que os felinos não enxergam apenas preto e branco, eles conseguem ver cores como violeta, azul mas não de forma tão nítida.

Acompanhe o texto e conheça mais sobre a visão dos gatos e dos cachorros  e o que as pesquisas tem mostrado.

Leia também: Saiba agora 5 raças de cachorro ideais para viver em apartamento

Quais cores o gato enxerga?

cachorro
Qual pet enxerga mais: o gato ou o cachorro? Saiba agora Foto – Pixabay

A visão dos gatos é muito boa, aliás, é uma das mais nítidas do reino animal. Eles podem ver em cores, mas o número de cores que eles podem ver é limitado, e varia dependendo da quantidade de luz que houver no ambiente. Mas isso é comprovado cientificamente.

Os gatos têm um campo de visão de 200 graus, contra 180 graus para as pessoas”, escreveu o pesquisador Nickolay Lamn, que fez um amplo trabalho sobre a visão de felinos com a ajuda de oftalmologistas veterinários e pesquisadores da universidade de Penn, nos Estados Unidos.

Portanto, à noite, os gatos enxergam apenas em preto e branco, mas distinguem os contornos muito melhor do que nós e a uma distância maior.

Saiba mais sobre a visão dos gatos

Existem dois tipos de células dentro do olho: bastonetes e cones. Os gatos têm mais bastonetes do que cones, e os bastonetes captam muito mais luz, mas ficam saturados quando há muita luz e não são sensíveis à cor.

É por isso que os gatos enxergam muito melhor no escuro, mas também veem tudo exageradamente claro (como se o mundo tivesse uma película branca) em plena luz do dia. Considera-se que as bengalas e as demais características do olho do gato fazem com que ele capture seis vezes mais luz no escuro do que nós.

gatos enxergam
Visão dos gatos (Imagem: greensavers)

Em geral, os gatos são considerados dicromáticos. Seus cones distinguem apenas comprimentos de onda de 450 a 454 nanômetros (azul-violeta) e 550 a 561 nanômetros (amarelo-verde).

Estudos recentes sugerem que há um terceiro tipo de tom que acentua a cor verde. Seja como for, a visão do gato mostra uma ausência de cores vermelhas e, em geral, matizes menos vibrantes do que aqueles vistos pelo olho humano.

A abundância de bastonetes em cones serve ao gato para aumentar a ‘taxa de atualização da tela’ que ele consegue distinguir. Em outras palavras, você pode ver movimentos rápidos com muito mais precisão, que parecem mais lentos aos seus olhos do que realmente são. É quase como viver em tempo permanente.

cães
Como os animais exergam (imagem: maria babona)

Essa mesma adaptação vem com uma fraqueza associada. Ao mesmo tempo em que veem movimentos rápidos mais lentos, eles apreciam com maior dificuldade objetos que se movem muito lentamente, que parecem aos seus olhos praticamente imóveis.

Leia ainda: Veja os pets exóticos das raças Scottish Fold e Gato-de-bengala; descubra detalhes

Visão do cachorro

Como os cachorros veem as cores é um tópico de pesquisa de longa data e os resultados são surpreendentes. Embora os cães não possam apreciar todas as cores que os humanos apreciam, seu mundo não é inteiramente preto e branco. Na verdade, os cães vivem em um mundo muito colorido.

Só porque os cães não apreciam todo o espectro de cores que os humanos apreciam, isso não significa que eles não percebam cores diferentes. Eles simplesmente não podem ver a cor “verdadeira” de um objeto.

O psicólogo Stanley Coren explica em um artigo recente publicado na ‘ Psychology Today ‘: “Muitas pessoas interpretaram mal que os cães são daltônicos e pensam que só enxergam nas escalas de cinza. A verdade é que eles veem as cores, mas as cores que veem eles não são tão vívidos ou variados quanto o que os humanos veem.

cães enxergam
Estudos apontam como os cães vem as cores (Imagem: Vivendo Melhor)

Os cães não só conseguem ver menos cores do que nós, como também provavelmente não veem tão claramente como nós. Testes mostram que tanto a estrutura quanto a função do olho do cão os levam a ver as coisas à distância como mais embaçadas.

Antes de sentir pena de os cães não serem capazes de ver todas as cores do arco-íris, lembre-se de que alguns de seus outros sentidos são muito mais desenvolvidos que os seus. Eles podem ouvir sons agudos de longe, e seus narizes são muito mais poderosos.

Portanto, não cabe a nós afirmar qual tem uma visão melhor, de qualquer forma, cada animal é único e com uma boa saúde os tutores já agradecem.

Gostou da materia? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies