Queda de pelo no cachorro: saiba o que pode ser e o que fazer

Os cachorros perdem pelo diariamente, mas será que isso é normal? Confira abaixo

Anúncio


Queda de cabelos em excesso é um sinal de alerta para seres humanos. Perder muitos fios diariamente pode ser um sintoma de várias doenças. Mas, será que queda de pelo no cachorro também é um problema? Confira abaixo o artigo que o Folha GO preparou hoje, 27/11, e saiba o que isso pode ser e o que fazer quando seu pet começar a perder pelos.

Continua depois da publicidade
Queda de pelo no cachorro: saiba o que pode ser e o que fazer
Queda de pelo no cachorro: saiba o que pode ser e o que fazer | Imagem: Shutterstock

Leia também: Meu gato é limpinho e não precisa de banho: será mesmo verdade? Saiba mais

O que causa queda de pelos no cachorro? É normal?

A resposta é sim. Ao contrário do que acontece com as pessoas, os cachorros trocam de pelo diariamente e isso é absolutamente normal. Logo, é um processo natural.

Continua depois da publicidade

Os cães também podem ter uma perda de pelo sazonal, que acontece na mudança das estações para garantir que o animal terá proteção suficiente. No verão é comum que eles tenham pelos mais curtos e leves, enquanto no inverno eles desenvolvem uma pelagem mais espessa e longa.

Continua depois da publicidade

Contudo, a queda de pelos também varia de acordo com a raça do cachorro. Alguns perdem mais que outros. Vamos descobrir abaixo quais são essas raças?

Raças de cachorro que soltam menos pelo

Algumas raças de cachorro não soltam ou soltam muito pouco pelo quando comparadas às demais. São elas: Maltês, Schnauzer, Poodle, Boston Terrier, Lhasa Apso, Yorkshire, Galgos e Bichón Frisé.

Veja ainda: Banho no pet: veja agora os cuidados para a hora do banho em casa

O que fazer quando o pelo do cachorro está caindo muito?

Uma dica muito útil é escovar os pelos do cachorro semanalmente. A frequência da escovação vai depender da pelagem do cão. Os mais peludos precisam ser escovados frequentemente, enquanto os que possuem menos pelos não precisam.

Além disso, recomenda-se dar banho regulamente no animal. A prática ajuda a retirar os pelos soltos e evitar possíveis doenças. Caso o seu bichinho de estimação tenha pelos longos, tosar os fios também pode ser uma boa alternativa. Contudo, não corte demais já que os pelos servem como uma proteção para o animal.

Ademais, manter uma rotina saudável é essencial. Aposte em uma dieta balanceada com ração de boa qualidade para que o cão adquira as vitaminas e nutrientes necessários, assim como adote a prática de exercícios regulares com caminhadas, corridas e jogos.

Até quando a perda de pelos é normal?

É preciso ficar atento. A queda de pelo no cachorro é normal quando acontece de forma uniforme, ou seja, em todo o corpo do animal.

Se o bichinho começar a perder mais pelos em locais específicos pode ser sinal de algum problema de pele. Além disso, é importante prestar atenção a outros sintomas associados, como coceira, vermelhidão, inchaço ou mudança de comportamento.

Possíveis causas para a queda de pelo no cachorro

A perda de pelos em excesso pode ser causada por alguns fatores, tais como estresse, presença de parasitas (pulgas e carrapatos), reações alérgicas, infecções por fungos ou bactérias, anemia, câncer, queimadura de sol, desequilíbrio hormonal, doenças imunológicas, entre outros. Desse modo, caso a perda de pelo seja muito perceptível é fundamental consultar um veterinário, pois o profissional indicará o tratamento adequado.

Continue lendo: Pode usar shampoo de gente em cachorro? Veja 5 dicas para higienização de seu pet

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies