Raça de cachorro pequeno: o Zwergspitz é diferente do lulu da Pomerânia? Confira

Conheça informações e curiosidades sobre a raça. Além disso, aprenda como saber se o animal é puro ou não

Você sabia que Zwergspitz, Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia são nomes de uma mesma raça de cachorro pequeno? Essa raça é fofinha e apreciada no mundo todo. A raça se popularizou e está em praticamente todos os continentes, fazendo companhia para tutores de todas as idades. Saiba mais sobre esse animal, hoje, 11/12, no Folha Go. 

Saiba mais em: É Verdade Que O Cachorro Sente Falta Do Dono? Confira Hoje E Veja O Que Fazer

O nome da raça muda conforme a região em que ele está. Zwergspitz é o nome em alemão, enquanto Spitz Alemão é sua tradução para português e Lulu da Pomerânia é a forma como são chamados nos Estados Unidos e remete à sua origem. 

Raça de cachorro pequeno, raça Spitz alemão. Fonte da imagem: Sabicao

Conheça mais sobre a origem, características, além de algumas curiosidades sobre a raça.

Quem é o Zwergspitz, o cachorro pequeno e fofo da Alemanha?

A raça é descendente do cão neolítico, que foi o primeiro a ser domesticado pelos homens nas aldeias da Europa pré-histórica. Naquela época eles eram usados para a guarda, a caça, para puxar trenós, para fazer companhia aos nômades, entre outras atividades. Com o tempo e os cruzamentos, ele foi ficando menor e se ajustando aos padrões modernos.

O Zwergspitz apareceu inicialmente na região entre a fronteira da Alemanha e Polônia, conhecida como Pomerânia, daí o nome. No século XVIII já era popular entre os nobres. A Rainha Vitória (Reino Unido e Irlanda) era apreciadora da raça, mas queria algo menor, por isso durante seu reinado seu tamanho reduziu pela metade, o que fez chegar aos padrões atuais

Apesar dos cruzamentos, a redução no tamanho e aperfeiçoamentos que passou manteve suas características. Ainda é um cão forte, robusto e resistente a várias doenças. Quando surge algum problema de saúde, está associado à patela (geralmente luxação), traqueia (pode apresentar colapso traqueal), além da Alopecia X que cair o pelo e a pele ficar de cor escura.

Também apresenta os mesmo traços dos ancestrais lobos, como focinho pontiagudo, orelhas eretas e viradas para frente, além da cabeça e cauda comprida. 

Como saber se o Zwergspitz é puro? 

 

Raça de cachorro pequeno. Lulu da pomerania. Fonte da imagem Universo do aquário

O primeiro passo é saber se os pais possuem pedigree que atesta os padrões da raça. Além disso é necessário avaliar algumas características: É classificado em anão – 20 cm, pequeno – até 26 cm, médio – até 36 cm, grande até 46 cm e lobo – até 50 cm. 

O peso pode variar entre 1 a 5 quilos, seu focinho é fino, porém acentuado, a cauda é alta e enrolada.  A coloração pode variar em até 23 variações de cor. A pelagem é curta e estreita, sobre a fase, parte frontal das pernas, patas e orelha, porém, no resto do corpo a pelagem é mais longa. 

São animais torneados e de porte “quadrado”. Sua cabeça assemelha-se, por exemplo, a de uma raposa, com olhos amendoados e orelhas eretas em formato de triângulo. 

Como é ter um Zwergspitz?

Mesmo sendo uma raça de cachorro pequeno, o Zwergspitz é um cãozinho agitado. Não costumam destruir as coisas, mas gostam de atenção, sendo ideais para famílias com crianças, casais e idosos.

Ademais, esses animais podem morar em casas e também em apartamentos menores, mas precisam de pequenos passeios. Por seu tamanho não demanda grandes atividades, porém os passeios são necessários. Como são cães de companhia, gostam de carinho, contudo podem latir em sinal de alerta.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies