Conheça 11 sons que os gatos fazem e o que significam

Pets emitem sons diferentes por diversos motivos. Conheça os 11 principais sons que os gatos fazem e os significados de cada um deles

O meu gato só falta faltar. Qual é o dono que nunca pensou isso sobre o seu bichinho de estimação? Realmente, os gatos emitem mais de 100 sons diferentes, mas 11 são considerados principais pelos especialistas. Hoje, 24/11, o Folha Go irá te ajudar a desvendar os sons que os gatos fazem na coluna pets.

Leia ainda: conheça o gato persa: olhos claros e pelagem peculiar para conquistar fãs

Conheça 11 sons que os gatos fazem e o que significam
O miado do gato é o som mais comum para chamar a atenção dos tutores ( Crédito Bing)

Miados de gato, ronronar felino, chilrear ou trinado e o bufo de gato estão entre os sons emitidos pelos bichanos. Leia a reportagem até o fim para entender mais de cada um e aprender sobre outros.

Sons de gato mais conhecidos 

 É importante ressaltar que cada família ou gato pode ter uma coletânea de sons próprios para miar. Desse modo, cada gato pode ter sons diferentes para se comunicar, demonstrar emoções, desejos e o que está sentido para outros felinos ou tutores.

Um “miau” é o som mais comum feito pelos gatos. Geralmente, eles usam o miado para chamar atenção dos tutores. Contudo, o significado é variado e a intensidade do miado, postura corporal e frequência vão indicar a urgência da mensagem que o pet quer passar.

Quando o som do gato tem um ritmo frequente e volume mais baixo, os especialistas classificam como ronronar felino. Os gatos domésticos ou selvagens ronronam. A idade e a realidade do animal vão influenciar no tipo de som emitido.

O trinado ou chilro lembra um barulho como se ouvíssemos um “trill”, porém com tempo curto, menos de um segundo. É o som mais usado pelos filhos para se comunicarem. Os adultos podem “trinar” para cumprimentar os outros gatos presentes.

Outros sons de gato 

Os gatos bufam como sinal de autodefesa. Então, se o seu gato abrir a boca e emitir esse som, saiba que está espantando predadores ou outros animais que invadem o seu território.

Bem como, o som de bufar pode ser confundido com o cuspir. Eles aprendem a fazer isso na terceira semana de vida.

Os gatos também emitem “chamadas sexuais”, assim como outros animais. Se ouvir um som como se fosse um lamento prolongado (hum, hum), saiba que seu animalzinho está atraindo parceiros. Entretanto, o som também pode ser usado pelos machos para avisar aos outros que o território é dele.

Leia ainda:Black Friday: tapete gelado para cachorro é opção para refrescar pets

O grunhido é uma demonstração de raiva ou stress. Os gatos emitem esse som quando estão com esses sentimentos ou não querem ser incomodados. Portanto, se o seu gato rosnar, respeite o espaço dele.

Conheça 11 sons que os gatos fazem e o que significam
Os filhotes emitem sons com pedidos de socorro para as mães ( Crédito Bing)

Fique atento aos sons do gato para oferecer ajuda 

Quando um gato chora de dor, o som causa angústia em quem está por perto. Para isso, fique atento às reações que o seu pet apresenta. Os chiados dos felinos em momentos assim servem de alerta para buscar uma ajuda profissional. Porém, eles também podem emitir esse som após o acasalamento.

Os filhos emitem pedidos de socorro nas primeiras semanas de vida. É um chamado para as mães, especificamente. Geralmente, esse miado forte é dado quando os pequeninos estão com fome, frio, sede ou presos em algum local.

O gato uiva de forma prolongada e com um volume alto quando tenta alertar de algo, seja um mal-estar ou outra coisa que esteja incomodando, e o dono ou outros felinos não deram atenção. Ademais, o uivo também pode ser comum para convocar outro gato para uma briga.

Quando os felinos tremem as mandíbulas, é como se estivessem cacarejando. Esse som aparece em duas situações: excitação e frustração.

Por fim, o murmurar é um som especial e mistura ronronar, grunhidos e miados. É a forma que o gato tem para agradecer pelo alimento, carinho e atenção. Então, seja um bom tutor para ouvir e entender os sons que os gatos fazem.

Leia ainda: Transporte para a bicharada: saiba mais sobre esses aplicativos para pets

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies