Aprenda mais sobre o tigre: 3 subespécies desse animal selvagem e solitário

Aprenda algumas curiosidades sobre os tigres e aprenda mais sobre a espécie

Você conhece o animal tigre?  Você sabia que esses lindos animais são divididos em subespécies? Hoje, 16/12, no Folha Go, você vai aprender mais sobre esses lindos felinos. Além disso, leia a matéria até o final e veja algumas curiosidades sobre outros animais.

Leia também: Animais em extinção: panorama do Brasil e das espécies ameaçadas

tigre
Conheça mais sobre o animal tigre e as subespécies | Imagem TV Animal

Conheça o animal tigre

O tigre é considerado o maior felino da natureza, entre o grupo que abrange o leão, a onça, a pantera e o leopardo. Além disso, eles também são ótimos predadores. Dessa forma é um animal muito perigoso.

Essa espécie de animais são mamíferos e carnívoros. Dado que, quando filhotes se alimentam de leite materno e adultos de outros animais.

Existem cinco espécies sobreviventes desses felinos. Contudo, no passado existiam oito subespécies, mas três foram extintas.

A propósito, é muito comum uma pessoa ao conhecer esse animal se apaixonar pela espécie. Entretanto, não se engane, esses animais são extremamente perigosos e capazes de matar um ser humano.

Características gerais do tigre

Os tigres são animais bonitos que possuem listras pelo corpo. Essas listras funcionam como se fosse a impressão digital que os humanos possuem. Normalmente, eles possuem olhos amarelos, com exceção dos tigres albinos que possuem olhos azuis e pupilas redondas.

tigre
Esses animais costumam caçar de manhã ou no começo do anoitecer (Fonte: Gazeta do povo)

Curiosidades sobre o tigre

Esses animais possuem hábitos muito diferentes de outros felinos de grande porte como eles, pensando nisso, separamos algumas curiosidades.

Quando eles vão se alimentar eles deixam as fêmeas e os filhotes comer primeiro. Ademais esses animais costumam caçar de manhã ou no começo do anoitecer.

As fêmeas só ficam férteis em cinco dias do ano e as gestações desses animais duram cerca de três meses. Os filhotes, ao nascer, são totalmente cegos e assim permanecem durante a primeira semana de vida.

Contudo, esses animais costumam correr cerca de 60 km por hora e eles conseguem saltar 6 metros de comprimento. Além disso, eles também conseguem saltar cinco metros de altura e normalmente enxergam os humanos como presas.

Leia também: Confira 7 animais exóticos da Austrália: uma lista super curiosa para conhecer

Conheça 3 subespécies do tigre

Hoje você conhece 3 tipos da subespécie do tigre. Observe as características de cada um e entenda mais desse animal lindo, porém perigos de lidar. 

Tigre-siberiano

O tigre-siberiano é a maior espécie  existente. O macho, por exemplo, pode chegar a pesar até 300 kg e medir até 3,5 metros. Além disso, a pelagem desses tigres é mais grossa do que dos outros, dado que, eles habitam em regiões frias, assim a pelagem protege do frio.

tigre siberiano
A pelagem do tigre siberiano é mais grossa do que dos outros | Crédito Freepik

Tigre-de-Sumatra

Esses felinos são encontrados nas florestas tropicais úmidas da ilha de Sumatra na Indonésia.

Tigre sumatran
o diferencial dessa espécie Tigre de Sumatran são suas listras grossas e pelagem mais escura | Fonte Wikipedia

Mas, infelizmente, essa espécie está ameaçada de extinção, visto que, só existe cerca de quatrocentos tigres-de-Sumatra na natureza. Contudo, o diferencial dessa espécie são suas listras grossas e pelagem mais escura do que dos outros felinos da espécie.

Descubra que é o Tigre-de-bengala

Em liberdade esses animais vivem vinte e seis anos e pesam até 230 kg. O tigre-de-bengala é a segunda maior subespécie. Acima de tudo, esses animais possuem o pelo curto e variações de cores, podendo ser branco ou dourado.

Veja também: Declaração Universal dos Direitos dos Animais: conheça hoje

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies