Conheça alguns tipos de tosa e escolha a melhor opção para seu cachorro

Já teve dúvida sobre qual tosa é a melhor para seu pet? Leia e descubra mais sobre os diferentes tipos.

No momento de levar o seu cãozinho para a tosa, você já teve dúvida sobre qual era o melhor tipo de tosa? Hoje (29) o Folha GO vai tirar dúvidas e dar dicas para essa tarefa. Seja tosa na tesoura, na máquina, tosa bebê ou nos diversos tipos de cortes. Leia a matéria abaixo para descobrir a melhor para o seu pet. 

Leia mais: Todos os cães devem ser tosados? Descubra hoje mesmo

Qual é a importância da tosa para o seu cachorro 

tipos-de-tosa 3
Descubra a importância de manter a tosa de seu pet em dia. (Imagem: IG)

Algumas pessoas acreditam que a tosa está relacionada apenas na beleza, porém vai muito além disso. A tosa é fundamental para manter o seu pet higiênico e saudável, já que evita o acúmulo de fungos e bactérias nos pelos. 

No verão é necessário ter maior atenção em relação à tosa. Em altas temperaturas, é extremamente desconfortável para seu cão ter uma grossa camada de pelos. Outro risco em ter pelos grandes durante essa estação do ano é que nesse período há maior proliferação de pulgas e carrapatos. 

Cada raça tem o seu tempo entre tosas ideal. Dessa forma, se você tem um cachorro de estimação, procure se informar sobre o assunto. Procure profissionais qualificados para a realização da tosa, pois além de cortar o pelo, ele também poderá analisar se a pele do seu pet está saudável. 

Saiba mais sobre os tipos de tosa 

Como já foi falado, a tosa é muito mais que apenas estética. Ela ajuda igualmente com a troca de pelos, controle de temperatura corporal, evitando acúmulo de sujeira, entre outras coisas. Cada raça pode ter um tipo de tosa melhor, então é importante conhecer oas diferentes formas existentes. 

Conheça a Tosa Higiênica 

Esse é um tipo que pode ser realizado em qualquer raça, já que é feita a fim de limpar regiões como patas, genitálias e barriga. Recomenda-se que seja feita pelo menos uma vez ao mês, para evitar o acúmulo de sujeira que pode criar fungos e bactérias. 

Leia mais: Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

Tosa de Tesoura, saiba mais sobre esse corte tradicional

Nesse tosamento, é utilizado, como o nome já diz, apenas tesoura, ou seja, sem a presença de máquina. Por essa razão, é um procedimento mais longo e detalhado para que haja um melhor resultado. Esse tipo de tosa é recomendado para aqueles pets que possuem alergia à máquinas ou que são sensíveis ao barulho. 

Saiba mais sobre a Tosa de Máquina 

tipos-de-tosa 2
Descubra se a Tosa com Máquina é a melhor opção para o seu pet. (Imagem: R7)

Como você já deve imaginar, é o tipo de tosa realizado com máquina e lâminas. Existem vários níveis de corte que vai depender da raça de cada animal. Assim, é importante ressaltar que essas máquinas precisam ser específicas para pets, não pode ser a mesma que cortamos os nossos cabelos. 

Descubra a tosa bebê 

Essa tosa possui esse nome já que consiste em diminuir os pelos do cachorro na altura que eles tinham quando eram filhotes. Dessa forma, recomenda-se esse tipo de tosa para raças como Maltês, Lhasa Apso, Yorkshire e outros que possuem pelos longos. 

tosa
Tipos de tosa (Imagem: Gazeta On line)

Descubra sobre o tipo de tosa para o verão

Por fim, temos a tosa verão. Que é utilizada em épocas de altas temperaturas ou quando existe alguma doença de pele, como a dermatite. 

Leia mais: Animal de estimação no pet shop: confira 7 dicas essenciais

Enfim, existem outros tipos de tosa por aí. Porém esses são os principais para manter o seu pet lindo e saudável. 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies