Pode usar shampoo de gente em cachorro? Veja 5 dicas para higienização de seu pet

Quem tem cachorro muitas vezes prefere cuidar do animal em casa, ao invés de levá-lo a um Pet Shop. Mas quais são os produtos ideais para se usar?

Quem tem cão como animal de estimação muitas vezes, prefere banhar o bichinho em casa, do que levá-lo a um Pet Shop. Afinal, é mais barato e ainda economiza o tempo de deslocamento. Mas, nesse momento surgem as dúvidas: quais os produtos ideais? É permitido usar shampoo de gente para dar banho em cachorro? Confira hoje, 19 de novembro!

Dicas de dar banho em casa no seu pet (Imagem: Pxhere)

Leia também: Pet Shop: conheça produtos e serviços oferecidos para os animais de estimação

Conheça agora 5 cuidados na higienização de seu pet

Manter uma boa higienização nos nossos bichinhos de estimação é fundamental. Sabendo disso, listamos abaixo cinco cuidados importantes para manter os cães limpos e cheirosos.

1. Posso usar shampoo de gente para banho em cachorro?

Muitas pessoas pensam que  podem dar banho em cachorro usando o mesmo shampoo que é utilizado no dia a dia. Contudo, essa não é uma prática recomendada.

A justificativa é que a pele dos humanos é totalmente diferente da pele dos animais. Só para exemplificar, o pH da pele de gente varia entre 4,7 e 5,75. Enquanto isso, o dos cães fica entre 6,2 e 7,5.

banho de pets
Os produtos para higiene dos pets tem pH diferente (Imagem: Shutterstock)

Isso significa que a nossa pele é mais ácida, e a dos cachorros é mais neutra.

Portanto, usar shampoo de gente para banhar cães pode deixá-los com a pele mais seca e sensível. O ressecamento ainda pode levar a arranhões e escoriações, assim como ao aparecimento de fungos e bactérias, alergias e caspas.

Tipos de shampoo para cachorro

Nós, seres humanos, costumamos cuidar do nosso cabelo com produtos especiais para deixá-los macios e bem tratados, não é verdade?

Pois bem, o mesmo deve acontecer com os cachorros. Eles também precisam utilizar produtos que proporcionem brilho, maciez e hidratação aos pelos.

Há basicamente 3 tipos de shampoos para cachorros, que variam de acordo com a tonalidade da pelagem: pelo claro, pelo escuro (marrons, cinzas ou preto) e pelo neutro, que serve para todos os tipos de pelagem. O mais importante é escolher um produto de boa qualidade.

Banho de cães
Veja itens básicos para o banho do seu pet ficar bem cheiroso ( Imagem: Fonte: Stock)

Além disso, ainda existem opções específicas para tratar problemas na pele do animal, como dermatite, alergia e para remover parasitas.

Veja ainda: Banho no pet: veja agora os cuidados para a hora do banho em casa

2. Escovação de pelos e dentes

Dependendo da raça do cachorro, é preciso escovar os pelos com certa regularidade para evitar o aparecimento de nós, já que eles causam desconforto para o animal.

A escovação de dentes também é muito importante para manter a boca do bichinho limpa e saudável. O ideal é utilizar pasta de dente específica para cachorro, assim como uma  escova de dentes para cães.

3. Limpar olhos do cachorro

A maioria das pessoas esquecem, mas os cães também precisam ter seus olhos limpos quase diariamente. Para tal, pode-se usar produtos específicos para higienização ou soro fisiológico. Basta aplicar o material com o auxílio de algodão ou gaze.

4. Limpeza de ouvidos e orelhas do cachorro

A limpeza de ouvidos e orelhas dos cachorros também pode ser feita com produtos específicos ou com soro fisiológico. Mas, atenção: os ouvidos dos cães são delicados. É preciso ter cuidado para não machucá-los.

Vale ressaltar que a higienização da área evita o desenvolvimento de otite cabina(Inflamação dos ouvidos).

banho de cães
Check list para higiene completa do seu cão (Imagem: Naturalis Total Alimentos)

Uma curiosidade é que algumas raças possuem lágrimas em excesso. Esse fluido acaba se acumulando ao redor dos olhos e pelos. Por isso, a higienização da área pode prevenir infecções oculares.

5. Cortar unhas de cachorro

Saiba também, que essa é uma prática necessária para não prejudicar a locomoção do animal bem como evitar acidentes. Ou seja, é que quando as unhas estão grandes, elas podem envergar ou quebrar, deixando o cão vulnerável a infecções.

Dessa forma, o ideal é realizar o procedimento a cada 2 semanas utilizando cortadores de unha específicos para cães.

Continue lendo: Cortar unhas de cachorro: aprenda agora qual a forma correta para fazer em casa

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies