Vai escolher um gato ou gata de estimação? Veja as características do macho e da fêmea e acerte na decisão

Se você está pensando em adotar um bichano pode estar fazendo a seguinte pergunta: para mim é melhor ter um gato ou gata de estimação?

Anúncio


Os hábitos dos felinos são diferentes de acordo com o gênero, sendo esse um fator que influencia na personalidade e na convivência. Por isso, é importante levar em consideração o comportamento de cada um para definir se vai escolher um gato ou gata de estimação. É isso que a coluna Pets, do Folha Go, vai te ensinar hoje, dia 25/11.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Veja Dicas Para Que A Areia Do Gato Não Cheire Mal

Gato ou gata de estimação: quais as diferenças entre os dois

O gênero é um fator determinante para o comportamento. Veja quais pontos essa diferença é mais sensível.

Continua depois da publicidade
Gato ou gata de estimação: confira as diferenças. Fonte da imagem: Patas da casa

Características gerais

Machos tendem a ser maiores que as fêmeas, comem mais e são mais agitados. Já as gatas, geralmente, são mais reservadas, nem sempre se socializam com os visitantes. Além disso, tendem a uivar quando entram no cio e podem engravidar antes do primeiro ano de vida. 

Continua depois da publicidade

Machos são mais independentes, mais animados, caçam mais e são mais enérgicos que as fêmeas. Essas, por sua vez, são mais carinhosas e caseiras. Dessa forma, buscam mais o contato físico com humanos, pedem carinho e são mais protetoras com as pessoas mais próximas.

Convivência com outros animais

Se você já tem um gato e pretende adotar outro, deve levar em consideração a personalidade do bichano que você já tem em casa. Machos que preferem ficar sozinhos podem ficar desconfortáveis na presença de uma fêmea, e apresentar um comportamento agressivo quando há outro macho. Uma vez que já que possui uma natureza mais dominante, o que pode gerar conflitos. 

Veja outras combinações:

  • gato ou gata de estimação, (independente do gênero) com o mesmo tamanho tendem a se aceitar mais, da mesma forma que gatos da mesma idade. 
  • um gato idoso não reage bem quando vê seu espaço invadido por um gato mais jovem e inquieto;
  • dois gatos machos não esterilizados tendem a lutar pela dominação do território;
  • gatas tendem a se dar bem com gato e outras gatas. 

Durante o cio

Os machos esterilizados tendem a ser mais fofos e tranquilos em relação aos não esterilizados. Já as fêmeas não esterilizadas são mais agressivas, defendem o ambiente que vivem. Dessa forma, também são mais cautelosas, principalmente com estranhos. 

A diferença mais visível entre machos e fêmeas é identificada durante o período de acasalamento. O macho costuma sair de casa para encontrar fêmeas e acaba brigando com outros machos. Isso pode colocar em risco sua saúde e sua vida.

Gato ou gata de estimação: conheça as características. Fonte da imagem: hypescience

É comum, machos não esterilizados, voltarem para suas casas machucados depois destas saídas. Ademais, durante o período de acasalamento ele pode secretar odores não muito agradáveis pela casa. 

Já as fêmeas nem sempre fogem de casa quando estão no cio, mas podem apresentar um comportamento mais inquieto e hiperativo. Esse comportamento é para atrair o macho para sua casa.

Além do mais, as gatas entram no cio duas vezes por ano e, neste período, se tornam mais barulhentas, agitadas, além de secretar odores pela casa, principalmente durante a noite.

Agora que você já conhece as principais características e diferenças, será mais fácil de fazer sua escolha do seu gato ou gata de estimação.

Sendo assim, independente do gênero, considere a castração para evitar um comportamento mais agitado e evitar a superpopulação. 

Veja também: Aplicativo traduz o que gatos falam; descubra aqui

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies