O que há de novo com o Gears 5 no Xbox Series X?

Gráficos melhorados, desempenho mais suave, multiplayer de 120Hz, VRS e muito, muito mais

Uma das tendências que estamos vendo com esta nova geração de consoles é a chegada de atualizações visuais para jogos de última geração. Basicamente, novos recursos projetados para tirar proveito de hardware mais poderoso. Assim, Gears 5 é um dos primeiros títulos revelados a receber este tipo de atualização e, junto com a próxima história DLC, parece quase como um relançamento.

No processo, um dos jogos mais bonitos para o Xbox One parece melhor do que nunca e é basicamente uma atualização gráfica e de desempenho com algumas características novas e legais adicionadas.

Para tirar o básico do caminho, primeiro, Gears 5 mantém o uso de escalas de resolução dinâmica, mas, com base na contagem de pixels de uma seleção de tiros, parece estar em média por volta de 1728p durante a jogabilidade, com 2160p completos se manifestando em situações menos ocupadas. Curiosamente, os limites inferiores ainda são 1080p assim como era no Xbox One X, mas é extremamente incomum que a resolução atinja este nível. Em comparação, o Xbox One X poderia cair para perto de 1080p com muito mais frequência.

O modo multiplayer é um pouco mais agressivo com sua solução de resolução dinâmica devido a seus objetivos de maior desempenho. Sim, o objetivo é 120 quadros por segundo, mas ainda assim parece sólido. A qualidade da imagem já era boa graças à implementação do anti-aliasing temporal da Unreal e melhorou aqui graças a uma resolução média mais alta. Ainda não temos um console da Série S, mas nos foi dito que o Gears 5 está no máximo a 1440p no high-end, sugerindo uma resolução média em algum lugar entre o Xbox One e o Xbox One X, enquanto ainda atinge os mesmos objetivos de taxa de quadros da Série X.

Em termos de níveis de detalhe, a versão para PC é usada como base com configurações ultra-transversais. Tal característica significa uma iluminação volumétrica de maior qualidade, sombras melhoradas e muito mais. Há um aumento nos detalhes também na nova versão graças ao nível de detalhes sendo empurrado para fora, mas o efeito geral é relativamente sutil, mas leva a um jogo mais estável e de aparência mais sólida.

Gears 5 (Reprodução Eurogamer)
Gears 5 (Reprodução Eurogamer)

Gears 5: o que há de novo?

O trabalho de efeitos também é aumentado. A Coalizão eleva a qualidade dos reflexos no espaço da tela, aumentando a qualidade e o número de superfícies que utilizam o efeito. Assim, muitas dessas superfícies não tinham SSR completamente no Xbox One X e o efeito está mais amplamente em linha com a versão para PC.

Gears 5 foi um de nossos jogos favoritos no Xbox One X e é fascinante ver como a Coalizão aumentou a experiência para a próxima geração de hardware da Microsoft.

O Gears 5 aproveita apenas parcialmente a arquitetura Xbox Velocity – o NVME SSD. A descompressão do hardware, a nova camada DirectStorage API e o Sampler Feedback Streaming não estão em uso com este jogo. No entanto, a natureza simples, ao ser instalado em um SSD, tem um enorme impacto na velocidade de transferência de dados. Os tempos de carregamento no One X podem levar mais de 45 segundos na maioria dos cenários. Na Série X, porém, isto é reduzido a uma mera fração do tempo, geralmente menos de dez segundos.

Isto pode ter sido suficiente por si só, mas os desenvolvedores demoraram a implementar algumas características novas não disponíveis anteriormente no PC. A grande delas aqui é a iluminação global do espaço da tela. É um rastreador de raios feito no espaço da tela, baseado em software, não usando o hardware RT dentro do console, que cuida da iluminação indireta.

De acordo com The Coalition, o passe GI é calculado com meia resolução, mas usa oito raios por pixel, isto é grão fino o suficiente para permitir que coisas como flashes de focinho e pickups de itens contribuam de forma realista para a iluminação. Tal aspecto também cuida naturalmente de áreas mais escuras, lugares que antes eram iluminados de forma exagerada e irrealista, agora apresentam detalhes e sombras adicionais na Série X.

Mais uma vez, é um pouco sutil, mas é um passo em frente na criação de uma iluminação mais realista. Ao contrário da demonstração de março, no entanto, isto agora está acoplado à oclusão de ambiente mais tradicional do espaço da tela, que cuida de detalhes mais finos. Vale notar que o SSGI só é usado durante o jogo, mas as cut-scenes se beneficiam de melhorias para o SSAO, pelo menos.

Outra adição fascinante é a implementação do Sombreamento de Taxa Variável. O VRS é usado para recuperar o desempenho em situações pesadas ao variar a precisão do sombreamento em uma cena que, por sua vez, permite uma resolução média mais alta.

Confira a imagem abaixo para uma grande visualização de como o efeito funciona no Gears 5 e como várias áreas do quadro são renderizadas em diferentes resoluções, dependendo do conteúdo. Impressionantemente, não é algo que seja realmente evidente durante o jogo normal, mas tendo mexido no Gears Tactics no PC, o que inclui uma implementação um tanto ruidosa do VRS, fiquei curioso em saber o que mudou e por que o efeito foi tão melhorado em relação ao que tínhamos visto antes.

Saiba mais: Novo trailer de Gears of War 5 mostra Marcus Phoenix, saiba mais

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies