Uso de aplicativo para adotar cachorros e gatos cresce na pandemia

Veja dicas para adoção de animais e conheça  aplicativos de celulares que podem ajudar na escolha do seu pet

A segunda-feira (05) traz uma notícia muito boa para quem gosta de animais de estimação, que são as ferramentas úteis na hora de adoção do pet.  Apesar do abandono de animais ter aumentado durante a pandemia, por outro lado, isso desperta em outras pessoas o interesse em adotar cachorros e gatos. Sobretudo, com o uso de aplicativos.

E com certeza, os mascotes sortudos ganham com isso. Confira a seguir dicas para adoção de animais e conheça  aplicativos de celulares que podem ajudar a encontrar seu melhor amigo de quatro patas.

Portanto, leia também: Adoção de animais: 30 cães e gatos em Betim (MG), qual escolher? Tire suas dúvidas

A procura por animais de estimação para adotar aumentou  cerca de 50% - Pixabay
A procura por animais de estimação para adotar aumentou  cerca de 50% – Pixabay

Adoção de animais na pandemia

O isolamento social é uma situação difícil de enfrentar e um momento de mudança na rotina das famílias. 

Nesse sentido, pesquisas confirmam que na pandemia, a companhia de animais têm feito bem a saúde dos tutores e familiares. Logo, adotar um animal de estimação entra na lista de espera das mudanças.

E nesse processo, os animais de estimação são os que ganham mais. Pois, aumentou a procura por adoção de cães e gatos. ONGS e Ativistas Protetores de Animais afirmam que foi um aumento de 50%.

Em contra partida, estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que existem mais de 30 milhões de animais abandonados apenas no Brasil. São inúmeros os pets que aguardam por um novo lar.

Agora, se esse é o seu desejo, o de adotar um animal de estimação, veja aplicativos que pode te auxiliar. Pense bem e veja as dicas que separamos.

Quais os procedimentos para adotar um animal?

Antes de escolher o animal que vai adotar você precisa alguns entender procedimentos. E e um deles é em relação aos gatos e cachorros abandonados. O que fazer se encontrar um animal de estimação perdido?

Bem, acaso um bichinho próximo de sua casa ou na rua, você deve antes de tudo, saber se ele foi mesmo abandonado.

  • Primeiramente, por exemplo, pergunte pela vizinhança se alguém perdeu um animal de estimação. Dessa forma, caso alguém tenha perdido, ele pode retornar para a casa dos donos.
  • Nunca negligência esse animal. Acolha-o e ofereça os primeiros cuidados essenciais, como alimentá-lo e dar água.
  • Depois, se possível, leve para o veterinário e certifique que ele está com a saúde no dia. Existem vacinas obrigatórias como de raiva, e também vermifugar o bichinho.

Além disso, não esqueça de castrar o cão ou gato que pretende adotar (verifica na prefeitura se há serviços gratuitos para esse fim).

No entanto, se você pretende adotar em ONGs ou abrigo, os animais disponíveis são entregues vacinados, castrados e vermifugados. 

adoção de animais
Aliás, se você pretende adotar em ONGs ou abrigo, os animais disponíveis são entregues vacinados| Imagem Metro-Jornal

Condições para adoção

Portanto, para adotar é necessário ser maior de 21 anos, apresentar documentos de identificação como RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. No momento da entrega do animal, leve coleira para o cachorro ou caixa de transporte para os gatos.

Leia também: Adoção de animais de estimação: 3 razões para você adotar um pet

Aplicativos para adoção de animais e aumentar a família

Existem algumas alternativas para quem pretende adotar animais de estimação, por meio de ONGs , Abrigos de animais e Aplicativos - Pixabay
Outrossim, existem opções para adotar animais de estimação por meio de ONGs , Abrigos de animais e Aplicativos – Pixabay

Afinal, chegou o momento de conhecer alguns aplicativos que podem te ajudar a encontrar um pet e estão à disposição nas plataformas online. Já existem uma infinidade disponível e que certamente você pode baixar de acordo com seu aparelho de celular.

Veja os que separamos a seguir:

MeAuDote – o primeiro da lista é um aplicativo 100% gratuito, e fácil de usar.

Pets Carentes App – Adoção de animais carentes –  o segundo é uma ferramenta voltada para adoção consciente e responsável. No entanto, ele está disponível apenas para celulares com IOS.

Adota Aqui – já o 3º aplicativo tem como principal objetivo conectar pessoas que tem interesse em adotar e divulgar cães e gatos disponíveis. Nele a pessoa pode adotar e também registrar animal para adoção.

Adota Pet GO – Adote um animal próximo a você – este aplicativo está disponível para todos os sistemas operacionais, e com ele você pode encontrar uma animal para adotar próximo de você.

Em suma, após conhecer os aplicativos, bem como as implicações de adotar um pet, lembre-se que esse é um ato de amor.  Portanto, não adote por impulso; essa escolha deve ser  consciente.

Leia também: Urgente: um aplicativo que ajuda os donos de animais de estimação; conheça já

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies