Curitiba (PR) lança evento para castração de cães e gatos; confira como participar

Evento ocorre em abril em Curitiba (PR) e precisa de cadastro prévio

Uma ação está sendo realizada em Curitiba, no Paraná, e é voltada para castração de cães e gatos. Saiba hoje (08/04) aqui no Cidades do Folha Go um pouco mais dessa ação e como você pode participar se é morador dessa região. 

A boa saúde dos animais de estimação, como é o caso de cães e gatos, depende da castração. Isto é, quando castra o animal, o risco de doenças como câncer, por exemplo, pode diminuir consideravelmente.

Outra vantagem é que o procedimento também ajuda no comportamento, principalmente para os mais agitados no cio.

Quando ocorre a castração de cães e gatos? 

castração de cães e gatos
Curitiba (PR) lança evento para castração de cães e gatos; confira como participar Foto – Pixabay

Primeiramente, é importante dizer que o evento está de em curso e fica disponível até  28/04/2021.

Um detalhe fundamental sobre a inscrição: ela deve ser feita pelo site e, portanto, não é necessário ligar para a Clínica Vetsol, local que acontece a castração.

Nesse sentido, para ver a disponibilidade de vagas é preciso estar inscrito e logado no portal (Site da Prefeitura de Curitiba), sobretudo, atender aos pré-requisitos específicos para conseguir a vaga do pet. 

Castração de animais: quem pode participar?

Essa ação é voltada para animais de tutores participantes do ARMAZÉM DA FAMÍLIA (titulares e/ou dependentes), ONGs e PROTETORES INDEPENDENTES (com cadastro ativo junto à Rede de Proteção Animal). 

Dessa forma, podem ser castrados cães e gatos, machos e fêmeas, com idade entre 5 meses e 8 anos. 

Além disso, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do responsável.

É importante que os animais estejam cadastrados no site no nome e sob a guarda do responsável correto! 

Ademais, veja também: Adoção de animais: 30 cães e gatos em Betim (MG), qual escolher? Tire suas dúvidas.

Castração de animais: os benefícios para cães e gatos

A castração ajuda no controle populacional, evitando o aumento de animais abandonados, doenças sexualmente transmissíveis e infecciosas.

Contudo, a castração não modifica sua vitalidade, inteligência e vontade de brincar. Logo, entre os cuidados pós-cirúrgicos  estão:

  • Durante o período pós cirurgia, você deve certificar de que o animal permaneça aquecido; e fique em local tranquilo, dentro de casa, ao nível do solo com o pescoço estendido. 
  • Sobretudo, não ofereça comida no dia da cirurgia, apenas água. 
  • Quanto ao curativo,  limpe a ferida conforme as instruções do veterinário. A frequência varia entre uma ou duas vezes ao dia durante as primeiras 48 horas. 

Dica super importante

A ferida na pele cicatriza em 10 dias e a ferida no músculo em 20 dias. Sendo assim, durante este período, você não deve deixar o animal fazer exercícios repentinos ou tomar banho. 

Dúvidas sobre castrar cães e gatos?

Finalmente, se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o assunto da castração, o melhor a fazer é falar com um veterinário.

cães e gatos
Mas as vantagens são muitas, embora possa haver alguns inconvenientes, como desconforto, por exemplo (Imagem: WordPress)

Logo, ele irá aconselhá-lo quando for o período ideal para realizar a castração. E claro, ele poderá levar em consideração as necessidades específicas de seu animal de estimação. 

Por fim, leia ainda:  Adoção de animais de estimação: 3 razões para você adotar um pet. 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies