Deputados reagem negativamente à nota do Governo que celebra golpe militar

Nota já é a terceira apoiando a ditadura

Na última terça-feira (30/03) o novo ministro da Defesa, o general Walter Braga Netto, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), publicou uma nota intitulada “Ordem do Dia Alusiva ao 31 de março de 1964”, fazendo referência ao golpe militar que completou 57 anos no último dia 31.

Na ocasião, Braga Netto se referiu à ditadura como um movimento que faz parte da trajetória histórica do país. Além disso, afirmou se tratar de um acontecimento que deve ser celebrado.

A nota gerou muitos comentários negativos da oposição, da mídia e dos cidadãos que enxergam o golpe militar como uma triste época para o Brasil que perseguiu e matou diversas pessoas, bem como retirou direitos e foi de encontro à democracia.

Parlamentares repudiam nota favorável ao golpe militar

A ditadura militar brasileira durou 21 anos. Se por um lado, políticos defendem o chamado movimento de 31 de março de 1964, como sendo necessário para o país naquela época, por outro lado, uma parcela considerável da população, assim como representantes do governo, consideram como um golpe militar.

De acordo com a nota assinada pelo ministro da Defesa, o acontecimento foi baseado devido “um cenário de inseguranças com grave instabilidade política, social e econômica.”

Contudo, a posição do ministro, apoiada pelo presidente, repercutiu de forma negativa, desgastando ainda mais o governo.

Diversos deputados divulgaram publicamente o repúdio quanto à distorção de tal fato, segundo a oposição.  Entre eles,  o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) compartilhou em sua conta pessoal do Twitter uma das hashtags mais emblemáticas sobre o assunto: #DitaduraNuncaMais.

Deputados reagem negativamente à nota do Governo que celebra golpe militar
Imagem: Reprodução Twitter @alessandromolon

Helder Salomão (PT-ES) também demonstrou seu posicionamento quanto ao golpe militar. Em seu Twitter, o deputado federal escreveu:

Deputados reagem negativamente à nota do Governo que celebra golpe militar
Imagem: Reprodução Twitter @heldersalomao

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) compartilhou em sua conta pessoal fotos e também a hashtag.

Deputados reagem negativamente à nota do Governo que celebra golpe militar
Imagem: Divulgação Twitter @jandira_feghali

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies