Esporte também pode se beneficiar de ferramentas eScience e Data Science

As ferramentas têm a função de integrar modelagem computacional e infraestrutura de dados

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com modalidade eScience e Data Science, que tem a função de integrar modelagem computacional e infraestrutura de dados.

O programa atua com o objetivo de apoiar projetos que envolvam modelos matemáticos, repositórios digitais e gerenciamento de dados, novos hardwares, softwares, protocolos, ferramentas e serviços, que são voltados para atender pesquisas nas áreas de ciências agrárias, bioinformática, biológicas, saúde, artes, humanidades, ciências sociais, engenharia, física, clima e ciências da terra.

O professor ressalta que é fundamental que pesquisadores da Ciência do Esporte participem do programa e, em específico, estudos relacionados ao esporte coletivo que podem se beneficiar com as ferramentas eScience e Data Science, para melhorar a qualidade das pesquisas e do entendimento do esporte, além de tomar decisões mais assertivas sobre os dados. “Com essas ferramentas, toda a sociedade pode compreender melhor como funciona o esporte e a atuação de uma equipe”, afirma.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies