Estudo diz que é preciso ampliar em 62% os investimentos em saneamento

O objetivo do estudo é estender os serviços de saneamento até 2033

Um estudo que foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre saneamento básico, concluiu que para estender os serviços à toda população existe a necessidade de investir um montante de R$ 21 bilhões por ano para que seja concluído até 2033. 

A necessidade do estudo surgiu após a meta que foi estabelecida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansan). O estudo julga que a maior dificuldade em chegar a essa meta seja o valor elevado da operação. Já que, atualmente, a média de recursos destinados ao saneamento no Brasil foi de apenas R$ 13,6 bilhões no período de 8 anos. 

No mesmo estudo apresentado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as companhias privadas conseguem colocar mais qualidade aos serviços prestados em relação ao serviço público. Contudo, o valor investido pela privatização tem um retorno maior que 100% de produtividade. Além disso, a ampliação das redes públicas traz muito mais qualidade e saúde à população. 

As metas segundo a avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) 

Outra questão que chamou a atenção no estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em relação às metas públicas destinadas ao Plano Nacional de Saneamento Básico, se refere ao objetivo de estender os serviços à toda população até 2033 que só se tornará possível se a questão for prioridade do governo federal. 

Segundo a diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mônica Messenberg, e o estudo realizado, caso seja mantido o baixo nível de investimento, a universalização dos serviços relacionados ao saneamento básico não poderá ser concluída até a meta citada de 2033. Mas, sim, vai ultrapassar o ano de 2050, ou seja, poderá ser concluída com 20 anos de atraso. 

Ainda segundo o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a parceria com o setor privado tem sido avaliada de forma positiva. Sendo assim, é fundamental para que a qualidade relacionada aos serviços de saneamento básico sejam mantidas. Portanto, a parceria, segundo a experiência internacional da agência, deve continuar. 

A questão é que existe resistência por parte dos governos de que o setor privado e as parcerias público-privadas (PPPs), encarecem as tarifas. Além disso, ele só atuaria nas grandes cidades. Mas, segundo o estudo, não passam de mitos, pois o setor privado tem um valor um pouco maior do que o setor público. 

Um exemplo que foi citado no estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi que o setor privado tem tarifas de em média 11 centavos superiores às tarifas que são aplicadas pelas companhias estaduais. Com isso, a CNI acredita que a resistência seja apenas um mito. 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies