PF combate exploração ilegal de minérios no Pará

Ação faz parte da 3ª Fase da Operação Rota do Minério

Anúncio


As informações foram obtidas pelo Folha Go! junto à Polícia Federal e foram fornecidas diretamente do município de Marabá, no Pará. Na última quarta-feira (14) a PF deflagrou a 3ª Fase da Operação Rota do Minério que visa combater a exploração ilegal de minérios no Pará.

Continua depois da publicidade

A ação, que contou com a participação de 10 policiais, teve como objetivo fiscalizar e desarticular a organização criminosa responsável pela extração ilegal de minérios nos municípios de Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá e Parauapebas, todos localizados no estado do Pará.

Na operação foram apreendidos 6 caminhões nitrem que seriam utilizados para o transporte sem autorização legal de 500 toneladas de manganês. Acredita-se que o destino dos veículos apreendidos seria o porto de Barcarena (PA), onde o minério explorado ilegalmente seguiria para exportação.

Continua depois da publicidade

Apesar dos esforços dos agentes da polícia federal, os motoristas que dirigiam os caminhões de grande porte apreendidos estavam em comboio e conseguiram fugir da fiscalização, deixando os veículos que transportavam manganês abandonados.

Continua depois da publicidade

O manganês apreendido é propriedade da União Federal e sua extração ilegal constitui crime contra patrimônio, na modalidade de usurpação. Tal crime pode levar a uma pena de um a cinco anos de detenção e multa.

A região sudeste do Pará, na qual a operação está sendo realizada, possui um histório de exploração ilegal de minérios, e esta apreensão é uma de várias realizadas nessa região, pela Polícia Federal, apenas no ano de 2020.

A PF busca combater essa exploração realizando bloqueios de bens, prisões em flagrante e apreensão de veículos nas diversas etapas da exploração, impedindo que o minério extraído ilegalmente seja exportado no porto de Barcarena.

O nome escolhido para a operação, “Rota do Minério”, faz referência à rota de transporte do manganês ilegalmente explorado. A própria descoberta dessa rota é resultado de esforços da Polícia Federal em desdobramentos de fases anteriores dessa Operação.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies