Privatização dos Correios: deputados federais opinam sobre o Projeto de Lei

PL teve urgência aprovada na Câmara

Por voto da maioria dos deputados federais, foi aprovada a urgência no andamento do Projeto de Lei 591/21, enviado pela presidência da República e que tem como principal objetivo a privatização dos Correios. Parlamentares ainda divergem sobre o tema. Confira hoje (21/04) as opiniões diferentes.

Entenda o projeto de Lei da privatização dos Correios

O PL dispõe sobre “a organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais”, dando espaço para que a iniciativa privada possa explorar os serviços que são prestados atualmente em regime estatal, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que é 100% pública.

Caso avance e chegue à sanção como Lei, os serviços prestados pelos Correios poderão ser adquiridos por emrpesas privadas que. Segundo o Art. 23 do Projeto de Lei, a ideia é de tornar a empresa em uma sociedade de economia mista (estatal + iniciativa privada).

“O Poder Executivo federal fica autorizado a promover a transformação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT – em sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério das Comunicações, com denominação alterada para “Correios do Brasil S.A. – Correios”, com sede no Distrito Federal.

O texto também afirma que todos os serviços atuais prestados pela empresa devem ser mantidos, segundo o Art 6º.

Privatização dos Correios: deputados federais opinam sobre o Projeto de Lei
Privatização dos Correios: deputados federais opinam sobre o Projeto de Lei (Foto: Poder360)

Deputados federais dão opiniões distintas sobre o tema

Pompeo de Mattos (PDT-RS) diz que é inconcebível a privatização da empresa em meio à recessão econômica.

“Não é concebível que se privatize uma empresa como os Correios, lucrativa e importantíssima, sobretudo em meio a uma recessão econômica em curso. Vamos resistir!”.

Já Alexis Fonteyne (NOVO-SP) afirma que, apesar de estar sendo tratado como privatização dos correios, o projeto indica uma outra situação.

“Os Correios sequer serão privatizados pelo PL 591/2021, cuja urgência estamos debatendo. Estamos falando do projeto que institui o Sistema Nacional dos Serviços Postais que GARANTE a universalização e transforma a estatal em empresa de economia mista. Privatização é outra coisa”.

Já Marcelo Freixo (PSOL-RJ) cobra outras medidas.

“O Brasil precisa de vacina, kit intubação e governo. Não da privatização dos Correios”.

Pedro Lupion (DEM-PR) comemora a aprovação da urgência.

“URGENTE! Demos o primeiro passo para a privatização dos Correios. Por 280 votos a 165 e uma abstenção, aprovamos a urgência ao PL 591/21. O PR @jairbolsonaro entregou pessoalmente o projeto à Câmara dos Deputados, ao lado dos ministros @fabiofaria , @MinLuizRamos e Paulo Guedes”.

Casa financiada pela Caixa: como conseguir pelo Minha Casa Minha Vida

Financiar casa pela Caixa Econômica Federal está bem acessível. Basta ficar atento aos requisitos de renda que são impostos através das regras vigentes do programa Minha Casa Minha Vida, futuro “Casa Verde Amarela”, por meio do governo federal. São oferecidas milhares de moradias para quem é considerado como de baixa renda. Saiba hoje como conseguir.

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies