Antecipação do 13º do INSS em 2021 deve ocorrer já em fevereiro; Confira

Fontes do Governo Federal afirmaram que tanto o abono salarial quanto o décimo terceiro previdenciário serão adiantados em razão do final do Auxílio Emergencial.

A antecipação do 13º do INSS em 2021 era prevista para os meses de agosto e novembro deste ano. Entretanto, devido à continuidade da pandemia e de seus estragos, o adiantamento pode ocorrer ainda no mês que vem. Veja mais sobre o assunto hoje, 13/01, no Folha GO.

A medida ganha ainda mais importância frente ao encerramento do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Junto a ela, ainda, há expectativas de que haja a antecipação do abono salarial dos trabalhadores.

Também leia: Exigência da Prova de Vida INSS 2021 pode acabar; Entenda

antecipação 13º INSS 2021
Antecipação do décimo terceiro pode beneficiar aposentados e pensionistas. – Foto: 65ymás

Antecipação do 13º do INSS deve ocorrer nos meses de fevereiro e março de 2021

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia se pronunciado no final de 2020 sobre as possibilidades de uma nova antecipação do décimo terceiro da Previdência Social.

Essa intenção se mostrava assertiva principalmente pelo fato de que não atinge negativamente os cofres públicos. Afinal, o pagamento do décimo terceiro do INSS ocorreria de uma maneira ou de outra em 2021.

Ontem, 12/01, um assessor presidencial não identificado se pronunciou sobre o assunto ao Blog do Valdo Cruz, do G1:

Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março.

Dessa maneira, em breve deve ocorrer a confirmação oficial da antecipação do 13º do INSS em 2021. Ela deve acompanhar, igualmente, a divulgação do calendário de pagamentos.

Décimo terceiro salário do INSS

A princípio a antecipação do 13º salário do INSS em 2021 ocorreria nos meses de agosto e novembro. Essa previsão existe desde o ano passado.

Essa adiantamento decorre da publicação do Decreto 10410/2020, da Presidência da República. Nele, garantiu-se que a partir de 2021 o adiantamento ocorrerá sem a necessidade de publicação oficial que a autorize.

Contudo, essa antecipação se referia àquela realizada em agosto e novembro. Portanto, não dizia respeito a que provavelmente ocorrerá nos próximos meses.

Em 2020 os valores também se anteciparam para além das previsões iniciais. A antecipação ocorreu, igualmente, em razão da pandemia.

Antecipação do 13º do INSS em 2021 deve acompanhar adiantamento do abono salarial

Além da antecipação do décimo terceiro dos beneficiários do INSS, o mesmo assessor que se pronunciou ao Blog do Valdo Cruz, o G1, afirmou que o adiantamento do abono salarial também irá ocorrer:

Por enquanto, no curto prazo, como a contaminação voltou a apresentar altas, a antecipação dos benefícios para aposentados e do abono salarial já ajuda a fazer uma transição até a vacinação. Com a volta do Congresso, em fevereiro, aí governo e parlamentares vão discutir se vamos aprovar um novo programa social, sempre respeitando o teto dos gastos públicos.

Portanto, a fonte do Governo Federal confirmou a antecipação de parcelas como abono salarial (PIS/Pasep). Ao mesmo tempo, também afirmou que um novo programa em substituição ao Auxílio Emergencial se encontra em estudo.

Existem, também, expectativas quanto a outras medidas além dessas e da antecipação do 13º do INSS em 2021. Dente elas está a de criação de um novo saque emergencial do Fundo de Garantia. Entretanto, ainda não houve confirmação dessa liberação extra.

Confira agora: Nova regra da pensão por morte: 6 perguntas respondidas sobre o assunto

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies