Auxílio emergencial 2021: é necessário fazer novo cadastramento? Entenda

Dúvidas são geradas com proximidade do retorno dos pagamentos

O retorno do benefício de combate à crise causada pela pandemia tem gerado expectativa entre cidadãos brasileiros, inclusive dúvidas. Afinal, como fazer o novo cadastramento do auxílio emergencial 2021? Será que é necessário? Entenda hoje (26/03).

O auxílio emergencial teve retorno confirmado pelo governo federal, através da PEC 186/19, aprovada por senadores e deputados federais. Apesar de voltar para a população com valor inferior em relação às cotas pagas em 2020, o recurso gera expectativa por parte de quem passou os três primeiros meses de 2021 o aguardando.

Em 2020, o lançamento do auxílio foi causado por confusão e tumulto, tanto nas redes sociais como também em agências de Caixa Econômica Federal, com cidadãos que buscavam fazer o cadastro. Houve também uma série de golpes prometendo cadastros para o benefício, quando na realidade eram tentativas de obter dados pessoais das vítimas.

É necessário fazer novo cadastramento do auxílio emergencial? Entenda
É necessário fazer novo cadastramento do auxílio emergencial? Entenda

Exatamente um ano depois, a situação é semelhante. O auxílio emergencial deve ser novamente pago a partir do mês de abril, mas novas dúvidas são geradas devido às regras impostas.

Por exemplo, como saber se um cidadão irá receber ou não o benefício? E qual é a forma de fazer o cadastro? Será que é necessário? Confira tudo agora.

É necessário fazer novo cadastramento para o auxílio emergencial? Como vou receber?

Não é necessário procurar nenhum tipo de forma de realizar o cadastro, para receber o benefício de auxílio emergencial durante o ano de 2021.

A base de beneficiários que está apta a receber o benefício neste ano, é a mesma que recebeu parcelas do auxílio até o mês de dezembro de 2020 – com exceção daqueles que não fazem mais parte do público-alvo, como pessoas que conseguiram emprego e estão recebendo normalmente.

Através do site gov.br, o governo oficial explica que o beneficiário que recebeu até o fim de 2020 vai ter o dinheiro depositado em sua poupança social digital de forma automática. Sem a necessidade, portanto, de fazer novo registro ou nova solicitação.

Assim como em 2020, o benefício será depositado diretamente na poupança social digital da Caixa Econômica Federal, a mesma que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

No caso do aplicativo, também não é necessário haver preocupação mesmo se nem sequer tiver movimentado a conta desde que parou de receber o benefício. A poupança continua aberta em favor de todos os beneficiários de 2020.

Como saber se vou receber o benefício em 2021?

A principal regra que distingue o auxílio de 2020 para o de 2021 é o fato de que somente uma pessoa por família (cadastrados como residentes da mesma casa) poderá receber o benefício desta vez.

Ou seja, em uma família com três beneficiários potenciais, morando na mesma casa, somente um receberá.

Sendo assim, para saber quem irá receber o benefício é necessário acompanhar o resultado através do site de consultas da DataPrev. A resposta será dada a partir de 1º de abril.

Cuidado com fake news e golpes cibernéticos

Conforme destacado ao longo deste texto, não existe nenhuma forma de realizar cadastro para o auxílio em 2021. Quem não recebeu em 2020, não poderá receber neste ano em nenhuma hipótese, segundo regras divulgadas pelo governo.

Também não existe nenhuma forma de antecipar o recebimento do benefício ou de “confirmar” seu cadastro.

Tenha ciência disso para não cair em golpes e ciladas cibernéticas. Não clique em links suspeitos que prometem registro no auxílio emergencial e nem em supostas ligações da Caixa sobre este mesmo assunto.

FGTS Aniversário 2021: Até Quando É Possível Sacar?

O FGTS aniversário 2021 é uma das alternativas que os trabalhadores têm para movimentar o Fundo de Garantia. Contudo, ele segue uma série de regras quanto à data da solicitação, aos prazos de saque e ao valor. Para não perder a chance de sacá-lo conheça as normas.

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies