Bolsa Família Digital: nova modalidade de pagamento vai começar

Os beneficiários do programa serão pagos por meio do aplicativo CaixaTem. O governo pretende começar com os pagamentos digitais ainda em dezembro

Bolsa Família Digital – Destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Bolsa Família foi criado em 2004 e atende, atualmente, mais de 13,5 milhões de famílias brasileiras. Durante esses 16 anos, o programa passou por diversas mudanças e adaptações com o objetivo de melhorar o desempenho no atendimento à população carente.

Portanto, seguindo esse contexto de mudanças, o programa tem novidades para o próximo mês. É que vem aí o Bolsa Família Digital. Falaremos mais sobre isso neste sábado (28), apresentando o que essa nova modalidade representa e como se darão os pagamentos.

Bolsa Família Digital: conheça nova modalidade de pagamento do programa
Bolsa Família Digital: conheça nova modalidade de pagamento do programa – Imagem: Divulgação Pronatec

Leia também: Até que horas posso sacar o Bolsa Família? Saiba mais

Bolsa Família Digital

Os beneficiários do Bolsa Família serão pagos por meio do aplicativo CaixaTem. O governo pretende começar com os pagamentos digitais ainda em dezembro.

Para tanto, a Caixa Econômica Federal (CEF) vai abrir conta social digital para os beneficiários do programa.

Vale ressaltar que a migração acontecerá aos poucos e terá como primeiros participantes, os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 9 e 0; ou seja, os dois últimos números a serem pagos, de acordo com o que estabelece o calendário regular do programa.

O aplicativo que era usado inicialmente para o recebimento do auxílio emergencial e do FGTS no valor de um salário mínimo, também irá ser usado para pagar o Bolsa Família Digital.

Os saques do benefício serão feitos somente na CEF, agências conveniadas e Casas Lotéricas. Desse modo, o uso da ferramenta vai contribuir no que diz respeito a evitar aglomerações.

Além disso, com os novos recursos do aplicativo, os beneficiários vão poder utilizá-lo com as mesmas funções do Cartão Cidadão; isto é, com saques nas agências permitidas, transações financeiras e pagamentos sem nenhum custo adicional.

O que é o Caixa Tem

O Caixa Tem é um aplicativo da CEF criado para facilitar o acesso aos benefícios sociais.

Com ele, o beneficiário pode fazer compras pela Internet e no comércio. Na primeira opção, ele deve utilizar o Cartão de Débito Virtual, gerado no próprio aplicativo. Já na segunda funcionalidade, o lojista gera um QR Code na própria maquininha do estabelecimento.

Além desses recursos, o aplicativo oferece a quem tem conta na CEF as opções de consulta de saldo, pagamentos e transferências. Estas podem ser de até R$ 600 e R$ 1.200 por dia.

Veja ainda: Dá pra sacar o Bolsa Família no Caixa 24 horas? Confira

Não tenho conta na Caixa, posso usar o Caixa Tem?

Sim. mesmo quem não possua conta na CEF pode usar o aplicativo, mas não poderá utilizar os serviços específicos para os correntistas da instituição.

Todas as outras funcionalidades podem ser usadas por quem baixar o aplicativo. A aplicação está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Além disso, a usabilidade do aplicativo é simples e fácil e gasta menos dados; ou seja, o aplicativo otimiza os dados móveis do aparelho.

Como faço para baixar o aplicativo

Para fazer o download do aplicativo, basta acessar a loja do aparelho (no celular –  Google Play Store e Apple Store) e buscar pelo Caixa Tem.

Após baixar, deve-se informar o seu CPF e fazer uma senha de 6 dígitos.

Feito isso, já poderá utilizar alguns dos recursos do aplicativo.

Dito isso, a partir do próximo mês, o Bolsa Família Digital deverá pagar aos beneficiários com NIS 9 e 0 a 9ª parcela do auxílio residual e a parcela relativa a dezembro, para participantes que não recebem o auxílio.

Confira: Senha do Bolsa Família bloqueada para saque? Entenda como regularizar

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies