Tudo sobre o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira

Na última segunda-feira (04), a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família relativo ao cronograma de 2021

Neste ano, o Bolsa Família completa 17 anos de funcionamento. O programa é voltado para a assistência social e financeira de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O quadro de vulnerabilidade social é caracterizado pela renda mensal familiar, que não deve ultrapassar R$ 178 por pessoa. Desse modo, desde o final de 2020, o cronograma do programa para o ano vigente era muito aguardado pelos beneficiários. Assim sendo, o Folha Go apresenta nesta quarta-feira (06/01) as datas de repasse do benefício, visto que a Caixa divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira mais na sequência.

Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira
Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira – Foto: Agência Brasil

Leia também: Cadastro Bolsa Família: saiba como se inscrever no programa

Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021

Na última segunda-feira (04), a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família relativo ao cronograma de 2021.

A divulgação das datas para o pagamento era muito aguardada pelos beneficiários, tendo em vista o fim do repasse do auxílio residual, pago em razão da Covid-19.

Responsável por operar o programa, a CEF é a instituição bancária que faz o repasse das parcelas mensais aos participantes; isto significa que somente nela é possível ter acesso aos valores.

Dessa forma, o calendário regular do programa determina as datas de pagamento de todos os meses por meio do Número de Identificação Social (NIS) que cada Responsável Familiar (RF) possui.

O NIS trata-se de um conjunto numérico formado por 11 dígitos em que o dígito final (qualquer número de 0 a 9) é utilizado para distinguir o calendário.

Assim sendo, o pagamento do Bolsa Família em 2021 seguirá o seguinte cronograma:

Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira
Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira – Imagem: Divulgação G1

Portanto, o repasse de janeiro acontece entre os dias 18 e 29. Como o auxílio residual não será mais pago, o valor da parcela do Bolsa Família volta a ser correspondente ao valor recebido antes da pandemia e pagamento do auxílio emergencial; ou seja, março de 2020.

Veja ainda: Novo valor do Bolsa Família: confira o que se sabe até o momento

Mudanças em 2021

Embora o Bolsa Família volte a atender 100% dos seus beneficiários normalmente, ao que indica, o programa passará por algumas mudanças no que tange à sua estrutura.

Contudo, o governo ainda não divulgou como serão feitas as alterações no programa, principalmente com relação aos valores atualizados. O que se sabe até então é que a migração para a Poupança Social Digital vai acontecer.

Dessa maneira, ainda em dezembro, os beneficiários com NIS final 9 e 0 começaram a utilizar a modalidade de pagamento digital, na qual é possível movimentar a parcela por meio do aplicativo CAIXA Tem.

A movimentação pode ser feita para fazer comprar pela internet, pagar contas domésticas como água e luz, e efetuar também o pagamento de boletos.

A migração está sendo feita de modo progressivo. Em janeiro os beneficiários cujo NIS termina em 6, 7 e 8 poderão contar com a opção de pagamento.

Em fevereiro, o governo prevê a inclusão dos participantes com NIS final 3, 4 e 5 e finalizando em março, os beneficiários com NIS terminado em 1 e 2 e os Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (GPTE); ou seja:

  • Assentados;
  • Indígenas;
  • Quilombolas;
  • Acampados;
  • Ribeirinhos;
  • Extrativistas;
  • Pescadores artesanais;
  • Comunidades tradicionais;
  • Agricultores familiares;
  • Pessoas em situação de rua.

Confira: Saiba como receber o Bolsa Família pelo CAIXA Tem em 2021

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies