O Cartão Cidadão é a ferramenta de acesso aos benefícios sociais e trabalhistas voltada para quem não possui conta na Caixa Econômica Federal (CEF). No entanto, a criação do cartão está condicionada à disponibilidade de saque do benefício. Desse modo, o Folha Go informa nesta quarta-feira (16/12) como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet.
A usabilidade do cartão depende da senha. Portanto, confira como é possível cadastrar ou recadastrar este acesso.
Leia também: Veja como fazer o desbloqueio de senha do Cartão Cidadão
Como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet: é possível?
Não. Para conseguir nova senha do Cartão Cidadão, o interessado deverá comparecer à Caixa Econômica Federal. Contudo, algumas etapas devem ser realizadas antes do procedimento presencial.
Tendo isso em vista, para conseguir uma nova senha, bem como cadastrar ou desbloquear a senha do cartão, há duas formas possíveis:
- Agendamento para ir à Lotérica;
- Sem o cartão na Caixa Econômica Federal mais próxima.
Na primeira opção, o beneficiário deverá ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão no número 0800 726 0207. A ligação é gratuita e disponibiliza os serviços de solicitação do cartão, recadastramento e desbloqueio de senha, além de outras informações relacionadas.
Desse modo, o interessado deverá informar na ligação que deseja efetuar o recadastramento da senha do Cartão Cidadão, que é o mesmo procedimento de criar a senha.
O atendente, então, irá agendar a ida do beneficiário até uma Casa Lotérica.
Já na segunda opção, o beneficiário não necessita estar com o cartão em mãos e poderá fazer a nova senha em qualquer agência da CEF.
Veja ainda: Já é possível desbloquear Cartão Cidadão online? Entenda
Entenda como solicitar o Cartão Cidadão
Para que seja possível fazer o pedido do Cartão Cidadão, o interessado deve ter acesso a algum benefício social ou trabalhista.
Desse modo, a emissão do Cartão Cidadão está condicionada à existência de benefícios; ou seja, só é possível fazer o cartão se houver benefício disponível para o saque.
Assim sendo, caso o beneficiário já possua conta na CEF, seja Poupança ou Corrente, não necessita pedir o cartão, pois as parcelas referentes ao benefício são depositadas diretamente na conta pessoal já existente.
Por outro lado, se o beneficiário já possui o benefício disponível para saque e não tem conta na Caixa, pode solicitar o cartão.
Para isso, há duas maneiras possíveis de pedir o cartão:
- Ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207;
- Ir até uma agência bancária conveniada.
Como fazer a Senha Cidadão
Com a Senha Cidadão é possível usar o cartão para sacar o benefício disponível em qualquer terminal de autoatendimento, Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e Pontos de Atendimento da Caixa, ou para verificar o saldo e extratos do FGTS, PIS, e outros.
Assim sendo, na Lotérica o atendente vai requerer o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto que pode ser:
- Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade (ou modelo digital), Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.), Carteira funcional ou Carteira de identidade de estrangeiros;
- Identidade militar;
- CTPS – modelo informatizado;
- Passaporte.
Se o recadastramento da senha for na CEF, basta apenas levar um dos documentos citados, sem ser necessário apresentar o cartão.
Após a criação da senha, será possível receber as parcelas do benefício. Sempre que houver recursos disponíveis, o cartão poderá ser utilizado, pois ele não perde a validade.
Contudo, a solicitação do cartão, bem como o cadastramento (desbloqueio) e recadastramento (pedir uma nova senha) só serão possíveis se houver benefício disponível para o saque.
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