Como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet? confira se é possível

Para conseguir nova senha do Cartão Cidadão, o interessado deverá comparecer à CEF. Contudo, algumas etapas devem ser realizadas antes do procedimento presencial

O Cartão Cidadão é a ferramenta de acesso aos benefícios sociais e trabalhistas voltada para quem não possui conta na Caixa Econômica Federal (CEF). No entanto, a criação do cartão está condicionada à disponibilidade de saque do benefício. Desse modo, o Folha Go informa nesta quarta-feira (16/12) como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet.

Como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet: confira se é possível
Como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet: confira se é possível – Imagem: Reprodução / G1.globo.com

A usabilidade do cartão depende da senha. Portanto, confira como é possível cadastrar ou recadastrar este acesso.

Leia também: Veja como fazer o desbloqueio de senha do Cartão Cidadão

Como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet: é possível?

Não. Para conseguir nova senha do Cartão Cidadão, o interessado deverá comparecer à Caixa Econômica Federal. Contudo, algumas etapas devem ser realizadas antes do procedimento presencial.

Tendo isso em vista, para conseguir uma nova senha, bem como cadastrar ou desbloquear a senha do cartão, há duas formas possíveis:

  • Agendamento para ir à Lotérica;
  • Sem o cartão na Caixa Econômica Federal mais próxima.

Na primeira opção, o beneficiário deverá ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão no número 0800 726 0207. A ligação é gratuita e disponibiliza os serviços de solicitação do cartão, recadastramento e desbloqueio de senha, além de outras informações relacionadas.

Desse modo, o interessado deverá informar na ligação que deseja efetuar o recadastramento da senha do Cartão Cidadão, que é o mesmo procedimento de criar a senha.

O atendente, então, irá agendar a ida do beneficiário até uma Casa Lotérica.

Já na segunda opção, o beneficiário não necessita estar com o cartão em mãos e poderá fazer a nova senha em qualquer agência da CEF.

Veja ainda: Já é possível desbloquear Cartão Cidadão online? Entenda

Entenda como solicitar o Cartão Cidadão

Para que seja possível fazer o pedido do Cartão Cidadão, o interessado deve ter acesso a algum benefício social ou trabalhista.

Desse modo, a emissão do Cartão Cidadão está condicionada à existência de benefícios; ou seja, só é possível fazer o cartão se houver benefício disponível para o saque.

Assim sendo, caso o beneficiário já possua conta na CEF, seja Poupança ou Corrente, não necessita pedir o cartão, pois as parcelas referentes ao benefício são depositadas diretamente na conta pessoal já existente.

Por outro lado, se o beneficiário já possui o benefício disponível para saque e não tem conta na Caixa, pode solicitar o cartão.

Para isso, há duas maneiras possíveis de pedir o cartão:

  • Ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207;
  • Ir até uma agência bancária conveniada.

Como fazer a Senha Cidadão

Com a Senha Cidadão é possível usar o cartão para sacar o benefício disponível em qualquer terminal de autoatendimento, Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e Pontos de Atendimento da Caixa, ou para verificar o saldo e extratos do FGTS, PIS, e outros.

Assim sendo, na Lotérica o atendente vai requerer o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto que pode ser:

  • Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade (ou modelo digital), Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.), Carteira funcional ou Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Identidade militar;
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Passaporte.

Se o recadastramento da senha for na CEF, basta apenas levar um dos documentos citados, sem ser necessário apresentar o cartão.

Após a criação da senha, será possível receber as parcelas do benefício. Sempre que houver recursos disponíveis, o cartão poderá ser utilizado, pois ele não perde a validade.

Contudo, a solicitação do cartão, bem como o cadastramento (desbloqueio) e recadastramento (pedir uma nova senha) só serão possíveis se houver benefício disponível para o saque.

Confira: Como saber se tem dinheiro no Cartão Cidadão? Veja agora mesmo

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies