Como dar entrada no Seguro-desemprego pelo aplicativo da Carteira? Saiba agora

Maneira simples e segura de solicitar o benefício

Todo trabalhador formal despedido sem justa causa tem direito ao Seguro-desemprego, pois ele é um benefício pago temporariamente como forma de subsidiar o profissional que não tem outra fonte de renda. Assim sendo, veja nesta quinta-feira (25/02) como dar entrada no Seguro-desemprego pelo aplicativo.

A vantagem de solicitar o seguro por esse meio é a praticidade e rapidez, sem burocracias e sem precisar sair de casa. Mas, além de vantagem, a solicitação do Seguro-desemprego está sendo feita exclusivamente online, pois todos os postos de atendimento ao público estão temporariamente fechados devido à pandemia pela Covid-19.

Como dar entrada no Seguro-desemprego pelo aplicativo

Em tempos de pandemia, para dar entrada no Seguro-desemprego, o trabalhador que atende ao regulamento deve fazer a sua solicitação de forma digital. Desse modo, como dar entrada no Seguro-desemprego pelo aplicativo? Basta ter acesso à internet e seguir o seguinte passo a passo:

  • Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para os sistemas Android e iOS;
  • Faça o cadastro no site do governo (gov.br) para fazer login e senha. Caso já possua, não é necessário criar outro;
  • Clique em “Benefícios” (a tela mostrará as últimas anotações da Carteira de Trabalho. Clicando nessa opção, você será direcionado ao seguro);
  • Em seguida, clique na opção “Solicitar” disponível na aba do seguro;
  • Digite o número do requerimento de seguro-desemprego;
  • Caso todas as informações estejam corretas, clique em “Avançar” no final da tela;
  • Serão apresentadas, depois disso, informações sobre contrato de trabalho, cargo, meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da demissão e a média salarial. Tais informações precisam ser confirmadas. Desse modo, caso estejam corretas, clique em “Confirmar”.

 

Como dar entrada no Seguro-desemprego pelo aplicativo da Carteira? Saiba agora
Como dar entrada no Seguro-desemprego pelo aplicativo da Carteira? Saiba agora

Caso o trabalhador tenha direito ao benefício, ele já poderá verificar no aplicativo a quantidade de parcelas e as respectivas datas para o pagamento; bem como o local de saque do benefício.

Atenção para os prazos

Quando o profissional é desligado da empresa a quem prestou serviço de carteira assinada, ele deve atender aos prazos para solicitar o seguro. O período é, portanto, determinado de acordo com a categoria:

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia da data de dispensa;
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia da data de dispensa;
  • Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

MEI vai receber auxílio emergencial em 2021?

Com a expectativa pela confirmação do retorno do benefício pago durante o ano de 2020 às famílias de baixa renda, trabalhadores informais, desempregados buscam informações sobre quem tem direito. Da mesma forma, quem é MEI quer saber se vai receber o auxílio emergencial em 2021. Explicaremos o assunto hoje.

O auxílio emergencial pago durante nove meses de 2020 teve como público-alvo os brasileiros considerados como de baixa renda, que vivem em casas com família sem renda fixa. Desta forma, o benefício serviu para auxiliar esta parte da população no dia-a-dia enquanto durasse o período de calamidade pública.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies