Consigo sacar o FGTS emergencial com Cartão Cidadão? Dúvida é comum

O saque emergencial foi autorizado pelo governo federal através da Medida Provisória 946, de 7 de abril de 2020

O benefício do saque extra do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi concedido pelo governo aos trabalhadores com direito, como mais uma ação voltada para o combate à pandemia. Mas ainda existem dúvidas, como por exemplo, se é possível sacar o FGTS emergencial com Cartão Cidadão. Veja aqui nesta sexta-feira (27/11).

O saque emergencial do FGTS foi autorizado pelo governo federal através da Medida Provisória 946, de 7 de abril de 2020. Desse modo, cada trabalhador com direito ao benefício pode retirar um valor de até um salário mínimo de sua conta vinculada ao fundo.

Consigo sacar o FGTS emergencial com Cartão Cidadão? Confira aqui
Consigo sacar o FGTS emergencial com Cartão Cidadão? Confira aqui

Ou seja, é possível sacar R$ 1.045 além do tradicional saque aniversário do FGTS no ano de 2020. Contudo, o processo para a retirada dos valores em espécie é diferente do que normalmente acontece.

É que, em função da pandemia e da necessidade de evitar aglomerações, a Caixa Econômica Federal, que administra o fundo, está repassando inicialmente o crédito através da poupança social digital.

Esta poupança é movimentada única e exclusivamente, através do aplicativo Caixa Tem. E é só com ele que é possível sacar o dinheiro do FGTS emergencial.

Leia mais: Entenda como sacar o Lucro do FGTS 2020 e quanto tem a receber

Afinal, consigo sacar o FGTS emergencial com Cartão Cidadão?

A resposta é não. Toda a movimentação do dinheiro e o saque em espécie devem acontecer apenas com o uso do Caixa Tem para todos os trabalhadores que desejarem fazer a retirada do valor extra de sua conta do FGTS.

Vale lembrar que este saque não é obrigatório. O trabalhador vai receber automaticamente uma conta poupança social digital, criada pela Caixa. Mas se optar por não usar o dinheiro, basta aguardar que o prazo para sacar acabe.

O saque em espécie pode ser feito normalmente, mas sem o uso do Cartão Cidadão. É assim que explica a própria Caixa Econômica Federal.

“O pagamento do Saque Emergencial FGTS será realizado exclusivamente por meio de crédito em Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos trabalhadores. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo CAIXA Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências”, explica o banco.

Como sacar o dinheiro em um caixa eletrônico ou lotérica?

Para quem deseja sacar o benefício que já está disponível para todos os trabalhadores com saldo em conta do FGTS, seja ela ativa ou inativa, a opção é usar uma função do Caixa Tem chamada de “Saque sem Cartão”.

Para sacar em um caixa eletrônico ou lotérica, o beneficiário deve acessar a página principal do Caixa Tem, após realizar login com CPF e senha, e procurar pela opção “Saque sem Cartão”;

Ao tocar nesta opção, o aplicativo pedirá a confirmação de que o usuário deseja mesmo fazer um saque em espécie;

Com a confirmação, um código será apresentado. E é com esta numeração é possível fazer o saque em um caixa eletrônico ou em casas lotéricas espalhadas pelo Brasil.

Basta comparecer a um terminal de autoatendimento da Caixa e procurar pela opção de saque sem cartão com o Caixa Tem, inserir CPF e o código gerado dentro do aplicativo.

Cada código tem validade de apenas uma hora. É possível gerar quantas vezes for necessário. Mas só irá funcionar aquele que for mais recente.

Leia também: FGTS: aprenda como checar o seu Fundo de Garantia

Calendário do FGTS emergencial e uso do Caixa Tem

A Caixa Econômica Federal já finalizou o repasse do crédito disponível para saque por cada trabalhador com direito ao FGTS desde setembro.

Além disso, todos que receberam crédito no Caixa Tem já podem sacar em espécie.

Caso opte por utilizar o dinheiro digitalmente, o aplicativo permite:

  • Pagamento de contas e boletos diversos;
  • Transferências gratuitas para outros bancos;
  • Compras com cartão de débito virtual;
  • Recarga no celular; e
  • Compras presenciais com QR Code na maquininha de cartão de crédito.

Leia ainda: Se não sacar o FGTS emergencial perde o valor? Entenda aqui

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies