Não paguei a dívida e ela caducou no SPC/Serasa; terei problema? Entenda

Compreenda os impactos que a prescrição de dívidas pode causar na vida de um consumidor

Sim, inegavelmente uma conta caducada no SPC e Serasa pode atrapalhar a vida do consumidor. Em outras palavras, ao contrário do que muitos pensam, uma dívida que prescreveu, pode exercer um forte impacto negativo, para quem deseja, por exemplo, um financiamento, empréstimo ou qualquer outro tipo de serviço oferecido no comércio de modo geral. Saiba mais hoje (25/05), o Folha Go fala mais sobre isso.

Para esclarecimento, é importante dizer que uma dívida não paga e que sofreu negativação no SPC e Serasa, possui um prazo para caducar (prescrever). Normalmente a lei determina que os dados negativados de um consumidor permaneça no banco de dados dos birôs de crédito, normalmente, por 5 anos.

Conta caducada no SPC e Serasa: entendendo a prescrição

Reforçando o que foi dito anteriormente, no geral, o prazo para que um débito conste como uma conta caducada no SPC e Serasa é de 5 anos. No entanto, vale a ressalva de que cheques sem fundo possuem um prazo menor, apenas 3 anos.

A empresa credora, por sua vez, deve trabalhar dentro desses períodos para cobrar uma suposta dívida. Pode fazer isso de diversas maneiras, inclusive, na Justiça. Contudo, quando o prazo expira, o débito deve, necessariamente, ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

conta caducada no spc e serasa
Conta caducada no SPC e Serasa atrapalha a vida do consumidor? Entenda. Fonte da imagem: Pixabay

Além disso, encerrado o prazo, a dívida não poderá mais ser protestada e nem tampouco haver cobrança na Justiça.

Caso a empresa insista em tentar protestar o débito, na manutenção do CPF negativado ou mesmo tente entrar com um processo na Justiça para cobrar, o consumidor terá todo o direito de processar a empresa. Podendo, inclusive, até receber uma indenização.

Mas vale aqui ressaltar que, a companhia credora, por sua vez, pode continuar cobrando a dívida sim, desde que não judicialmente. Ou seja, ela não pode protestar em cartório e nem processar o consumidor. Todavia, pode continuar telefonando, mandando cartas, enfim, seguir cobrando a dívida por meios normais.

Por que a dívida que caduca pode atrapalhar?

O que alguns consumidores não sabem é que, o fato de uma haver uma conta caducada no SPC e Serasa não significa que ela deixou de existir. O CPF sai dos birôs de crédito, mas a dívida segue em aberto naquela empresa em específico.

É verdade que esse devedor não sofrerá mais com possíveis cobranças judiciais ou mesmo com protestos, mas poderá ter uma vida mais difícil quando precisar se relacionar no mercado em geral.

Muito provavelmente, não conseguirá mais obter crédito naquela empresa em que deve, enquanto não pagar a dívida. Além disso, caso possua Cadastro Positivo ativo, aquela dívida poderá continuar constando nesses registros; isso, por longos 15 anos. E, assim, inevitavelmente, impactar o score de crédito.

Com a pontuação no mercado comprometida, tomar um empréstimo, fazer um financiamento ou qualquer outra ação, tenderá a ser mais difícil.  Pois como se sabe, é fundamental que os potenciais credores acreditem que o consumidor seja confiável e que o crédito a ser concedido, por sua vez, será efetivamente pago em dia.

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies