Deixar de pagar imposto de renda suja o nome no SPC e Serasa? Entenda

Não possuir negativação no SPC e estar com os impostos em dia é o que todo contribuinte quer. Excetuando-se os isentos, os demais cidadãos precisar necessariamente pagar o imposto em questão, seja à vista ou em parcelas.  Mas será que deixar de pagar imposto de renda, além de trazer problemas com a Receita Federal, pode sujar o nome no SPC e Serasa? Saiba mais hoje (30/05) aqui no Folha Go.

Deixar de pagar Imposto de Renda pode negativar o CPF no SPC e Serasa?

Antes de saber se não pagar o IRPF suja o nome no SPC e Serasa, é preciso lembrar que todo início de ano, o governo federal informa os cidadãos sobre a relevância e necessidade de efetuar a declaração e respectivo pagamento do imposto de renda. Não só isso, mas também fala a respeito das consequências de deixar de pagar imposto de renda. 

Pessoas físicas e empresas devem entregar as declarações dentro do prazo que se estabeleceu oficialmente. Não obstante, o valor do imposto dependerá da renda que se declarou. Aliás, cada espectro de renda pagará uma porcentagem pertinente à ela. Durante a declaração, já se esclarece em quantas parcelas pode se pagar o imposto (o máximo é 8).

deixar de pagar o imposto de renda sujar nome spc e serasa
Deixar de pagar imposto de renda suja o nome no SPC e Serasa? Entenda. Fonte da imagem: Freepik

Todavia, há um detalhe fundamental: caso o contribuinte não fizer a declaração ou perder a data máxima de entrega, enfrentará diversos problemas. Isso se agrava bastante se o contribuinte porventura fizer a declaração, mas não pagar o imposto.

Assim sendo, as consequências disso nesse contexto são:

  • Situação pendente de regularização perante à Receita

Quando não se paga o Imposto de Renda, o CPF do cidadão será enquadrado na condição “pendente de regularização” diante da Receita Federal. Essa situação é um impeditivo para uma série de atividades.

  • Deixar de pagar imposto de renda ocasiona negativação no SPC e Serasa

Caso o cidadão deixe de pagar o imposto, o nome dela sofrerá SIM negativação junto ao SPC e Serasa. Com isso, ele terá dificuldade de obter crédito no mercado e terá uma drástica redução no score.

  • Cobrança de juros e multa

Se eventualmente o contribuinte não pagar o Imposto de Renda na data certa, porém pagar depois, deverá bancar uma multa de 1% mensal. Agora, caso ele tenha direito a restituição do IR e não pagar a multa, a Receita a deduzirá da restituição a ser paga.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies