Empréstimo para quem recebe auxílio emergencial já está liberado? Entenda

Saiba as novidades sobre o assunto

O auxílio emergencial foi finalizado no mês de dezembro de 2020 e continua causando dúvidas sobre sua continuidade, assim como também quanto ao possível empréstimo que deve ser liberado para quem recebeu o benefício. Afinal, já foi lançado? É o que explicaremos hoje (25/01).

Pago pela Caixa Econômica Federal através do aplicativo Caixa Tem, o auxílio vinha sendo repassado a mais de 67 milhões de brasileiros até o final do mês de dezembro.

Com o fim decretado do programa emergencial – e sem nenhuma perspectiva de retorno do pagamento em 2021 – passa a entrar em evidência a promessa de empréstimo que seria lançado pela Caixa Econômica Federal por meio do próprio aplicativo da poupança social digital.

Leia mais: O que significa cred abono no Caixa Tem? Entenda em detalhes

Este seria o microcrédito exclusivo para quem recebeu alguma parcela do auxílio emergencial ou tem direito a outro benefício que é repassado através do Caixa Tem. A possibilidade foi levantada na segunda metade de 2020, mas o assunto também ainda causa incertezas aos cidadãos que teriam direito a solicitar o empréstimo.

Empréstimo para quem recebe auxílio emergencial já está liberado? Entenda
Empréstimo para quem recebe auxílio emergencial já está liberado? Entenda (Foto: Fotos Lucrativas)

Afinal, o empréstimo para quem recebe auxílio emergencial foi liberado?

Ainda não. Mesmo se tratando de uma promessa feita pela própria Caixa Econômica Federal, a linha de microcrédito para cidadãos de baixa renda ainda não entrou em vigor.

É possível conferir realizando um acesso à própria conta poupança social digital, pelo Caixa Tem. Observando todas as opções disponíveis no aplicativo, não há nenhuma que trata de empréstimo. E nem sequer indica que será disponibilizada uma linha de crédito.

Apesar de ser uma função que certamente entrará em vigor, a Caixa ainda precisa realizar todos os ajustes necessários para a concessão do crédito pelo aplicativo.

Todo o processo de contratação do crédito será feito de forma 100% digital, sem nenhuma necessidade de comparecer a agência do banco para a retirada do dinheiro.

Leia também: Bolsa Família final 3 recebe parcela de janeiro pelo Caixa Tem? Saiba agora mesmo

Promessa de empréstimo através do Caixa Tem é real!

Em um vídeo divulgado no final de dezembro de 2020, o presidente da CEF, Pedro Guimarães, garantiu que em 2021 os brasileiros que tiveram acesso a algum tipo de benefício no Caixa Tem teriam direito a crédito facilitado.

“A Caixa realizou o pagamento para mais de 120 milhões de pessoas, englobando o auxílio emergencial, a antecipação do FGTS, o programa de manutenção de renda e a antecipação do PIS, fora todos os demais programas que continuamos pagando normalmente. Além disso, criamos o maior banco digital do Brasil, da América Latina e do hemisfério sul, com 105 milhões de contas abertas de graça. Com isso, 35 milhões de brasileiros que nunca tiveram acesso ao setor financeiro, passaram a ser bancarizados e é fundamental, porque após a pandemia estes brasileiros terão acesso ao crédito a taxas muito menores do que tinham antes”.

A ideia inicial da Caixa era de repassar crédito com valor de até R$ 1 mil para os cidadãos que fizerem parte do grupo alvo da medida.

Com o passar do tempo, o valor limite passou a ser de até R$ 2 mil para contratações feitas através do Caixa Tem.

Neste momento, ainda não é possível afirmar qual será o valor máximo que poderá ser contratado pelo aplicativo da poupança social digital. Mas, o anúncio é aguardado para as próximas semanas.

Leia ainda: Meu PIS não caiu no Caixa Tem: entenda o que pode ter acontecido

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies