Empréstimos Caixa Econômica: conheça as 2 melhores opções para negativados

Há diversas linhas de empréstimos Caixa Econômica. O referido banco, um dos mais tradicionais do país, é um dos que tem diferentes linhas de crédito para pessoas negativadas junto aos órgãos de proteção ao crédito. As duas melhores são o crédito consignado e o crédito com garantia de FGTS. Saiba mais hoje (23/05) aqui no Folha Go.

A Caixa também oferece o empréstimo com garantia de FGTS. No entanto, ele é um pouco mais restrito e burocrático que as duas outras alternativas.

Como funcionam os empréstimos Caixa Econômica para negativados?

Ambos os empréstimos Caixa Econômica citados anteriormente, o consignado e o penhor, dispensam a consulta do CPF do consumidor junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Isso não significa, contudo, que as duas modalidades de crédito não possuam critérios para definir a aprovação ou não do pedido.

empréstimos caixa modalidades
Empréstimos Caixa Econômica: conheça as 2 melhores opções para negativados. Fonte da imagem: Freepik

Confira adiante quais são as características de ambas as modalidades e os requisitos necessários para solicitar essas duas linhas de crédito.

Crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade que não tem necessidade de avalista, além de oferecer condições diferenciadas para o público atendido, que são os aposentados e pensionistas do INSS e funcionários de empresas e órgãos conveniados.

Ele pode ser solicitado em uma agência física do banco, pelo Internet Banking ou pelos terminais de auto atendimento. Informe o valor desejado e a quantidade de parcelas. Efetue o preenchimento e assinatura dos formulários e, caso necessário, envie a documentação exigida. Em caso de aprovação, o valor será liberado na conta.

Quais são os benefícios e desvantagens?

Os benefícios são:

  • Parcelas mensais fixas e debitadas diretamente da folha de pagamento ou benefício;
  • Liberdade de usar o valor quando e como quiser;
  • Possibilidade de antecipar a quitação;
  • Não faz consulta aos birôs de crédito.

Por outro lado, ele possui algumas desvantagens. São elas:

  • Pode ser solicitado apenas por aposentados e pensionistas do INSS e funcionários de empresas privadas que possuam convênio com a instituição;
  • O valor máximo que pode ser solicitado está atrelado a margem consignável. Ou seja, o valor da parcela não pode ser maior do que 30% do seu salário (em caso de funcionários de empresa privada) e 35% do benefício (em caso de aposentados e pensionistas do INSS);
  • Os beneficiários do INSS precisam ser obrigatoriamente aqueles que recebem benefício permanente. Os temporários não tem direito a esse crédito.

Empréstimos Caixa Econômica: crédito com garantia de FGTS

Outro dos empréstimos Caixa Econômica é o credito com garantia de FGTS. Ele corresponde a uma espécie de crédito consignado, mas que usa o FGTS como garantia de quitação do valor emprestado.

Podem solicitar (pela Internet, agência física ou terminal de auto atendimento) esse empréstimo as pessoas celetistas de empresas privadas que possuam convênio com a Caixa.

As vantagens dessa linha de crédito é que os juros são mais baixos, as demais taxas possuem um valor reduzido, o contrato é facilitado e também não faz consulta aos birôs de crédito.

Todavia, as desvantagem são que a empresa empregadora precisa ter necessariamente convênio com a Caixa; o trabalhador precisa estar com registro em carteira (não vale contrato por prestação de serviços) e, caso o consumidor se torne inadimplente, o saldo do FGTS é obviamente tomado para quitar o valor devido.

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies