Posso receber o auxílio emergencial na conta de outra pessoa? Entenda

Programa do governo busca amenizar a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus

A dúvida sobre como receber e retirar o benefício pago pelo governo durante a pandemia de coronavírus ainda persiste, mesmo sete meses depois. Nesta sexta-feira (27/11), vamos explicar se é possível receber o auxílio emergencial na conta de outra pessoa.

O programa foi lançado pelo governo federal como principal ferramenta de combate à crise financeira que, por sua vez, tem sido agravada pela pandemia de coronavírus.

Uma vez que houve necessidade de fazer uma quarentena geral no país e de distanciamento social, milhões de brasileiros se viram sem as condições para alcançarem sua renda.

Não tenho banco, posso receber o auxílio emergencial na conta de outra pessoa? Veja
Não tenho banco, posso receber o auxílio emergencial na conta de outra pessoa? Veja (Foto: Divulgação / Caixa)

Por isso, o auxílio é voltado exclusivamente para quem trabalha de maneira informal, como autônomo, microempreendedor individual (MEI) ou está desempregado. Ou seja, quem não possui renda fixa.

Em muitos desses casos, os cidadãos não possuem conta corrente em banco para receber o benefício por depósito.

A partir daí surge a dúvida sobre como receber este dinheiro se o beneficiário não possui conta em banco. Trataremos disso abaixo.

Posso receber o auxílio emergencial na conta de outra pessoa?

A resposta a esta questão é não.

Não existe nenhuma possibilidade de cadastrar a conta com CPF de outra pessoa no lugar do titular, no momento da inscrição para receber o auxílio. Essa ação visa evitar fraudes.

No caso de quem não tem conta em banco, a Caixa criou a poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

A poupança social digital é a maneira encontrada pela Caixa para repassar o dinheiro aos brasileiros “desbancarizados”, que agora passaram a ter vínculo com um banco federal.

Com o app, é dada a oportunidade de pagar contas de maneira digital e sem a necessidade, portanto, de sacar dinheiro no caixa eletrônico. Mas o saque também é permitido.

Leia mais: Confira o passo a passo de como atualizar o Caixa Tem

Mas, é possível transferir dinheiro do Caixa Tem para outras pessoas?

Neste caso, sim. O dinheiro depositado na poupança social digital pode ser movimentado pelo beneficiário da forma como ele bem entender, inclusive transferindo para conta corrente de qualquer pessoa.

Este aplicativo funciona como uma espécie de carteira virtual. O cidadão o recebe de maneira automática, assim que é cadastrado no auxílio emergencial.

Com essa poupança social digital, movimentada pelo aplicativo, o dinheiro é mensalmente depositado de maneira online pela Caixa. Portanto, pode chegar aos cidadãos que não tinham conta em banco antes da pandemia. Ou seguem sem ter.

No aplicativo é possível transferir qualquer valor disponível para contas de outras pessoas.

Veja aqui como transferir dinheiro do Caixa Tem para conta de outra pessoa

  • Antes de mais nada, é necessário realizar acesso à sua conta poupança social digital inserindo CPF e a senha cadastrada. Atualmente, não tem havido relatos sobre erros ou demora em filas virtuais para entrar no app;
  • Depois que o acesso é feito, deve tocar na opção “Transferir dinheiro” (veja na foto acima). É possível realizar transações gratuitas (TEDs) de até R$ 600;
  • Em seguida, basta inserir os detalhes bancários e o CPF do titular da conta para qual o dinheiro será enviado. E pronto.

Ainda é possível emitir o comprovante da sua transferência e compartilhar com a pessoa para quem a transação foi feita.

Caixa Tem também permite transações pelo Pix

Novo sistema de transações bancárias do Banco Central, o Pix chegou ao Caixa Tem e permite transferências para qualquer conta.

Para usar o Pix, deve-se procurar pela opção dentro do aplicativo Caixa Tem e transferir o valor desejado; informando, claro, apenas a chave Pix da pessoa que receberá o dinheiro. Neste caso, o valor é recebido instantaneamente.

Leia também: DOC EMTDO Caixa Tem: entenda o significado do código e porque o dinheiro some

Bancos digitais também oferecem a possibilidade de receberem o dinheiro do Caixa Tem

As fintechs que atuam como bancos digitais ou carteiras virtuais dão opções rápidas e fáceis para receberem dinheiro do Caixa Tem.

Em aplicativos de empresas como Nubank, PagBank, PicPay e Mercado Pago, por exemplo, é possível gerar boleto e pagar dentro do Caixa Tem.

Além disso, também é possível depositar dinheiro em carteiras virtuais utilizando o cartão de débito virtual da Caixa, mas neste caso há cobrança de 2,99% de taxa em cima do valor depositado.

Leia ainda: Usuários se perguntam sobre depositar dinheiro no Caixa Tem; entenda

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies