O Pix está valendo a pena? Veja a análise sobre essa forma de pagamento

Confira o desempenho da modalidade até o momento

No final de 2020, mais precisamente no dia 16 de novembro, o Banco Central do Brasil lançou o Pix, uma nova forma de pagamento instantânea. O intuito era o de proporcionar mais agilidade nos pagamentos e transferências. Realizando processos em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Entenda mais hoje (26/03) sobre isso, no Folha Go.

Em linhas gerais, a ferramenta consistiria em um sistema de pagamentos instantâneos, objetivando em termos práticos, substituir o TED e o DOC, além dos boletos também.

Os usuários teriam, assim, a oportunidade de enviar e receber dinheiro pelo computador e celular, com a transação levando no máximo 10 segundos. Além, claro, do funcionamento gratuito 24 horas por dia, inclusive, finais de semana e feriados. Mas o recurso tem valido a pena para quem opta por seu uso?

Como foi o desempenho do Pix desde o seu lançamento?

Segundo números informados pelo Banco Central, o Pix movimentou em 2020 cerca de R$ 150 bilhões, distribuídos em aproximadamente 176 milhões de transações. Diariamente, o fluxo diário de pagamentos girou em torno de 3,3 bilhões. Levando-se em consideração apenas os 2 primeiros meses que o sistema esteve funcionando.

Ademais, a maior parte das transações ocorreram entre pessoas físicas – 85% entre os meses de novembro e dezembro. Mas houve também um volume considerável de transações entre empresas e pessoas físicas. A maioria das transações ocorreram no formato de transferências.

pix pagamento (1)
O Pix está valendo a pena? Leia aqui e veja a análise sobre essa forma de pagamento e o desempenho que ela tem apresentado. Fonte da imagem: Pixabay

O volume de transações do tipo Pix Copia e Cola foi menor que os das transferências. Possivelmente uma parte da explicação para isso, foi o fato de que nem todas as instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais aderiram ou adaptaram, ainda, a esse subtipo de pagamentos.

A despeito disso, pode-se afirmar que as transações que ocorreram dessa forma foram muito benéficas para empresas e consumidores. Para as empresas foi positivo pelo fato de terem seus rendimentos em mãos mais rapidamente, beneficiando, desse modo, o fluxo de caixa.

Por outro lado, para os consumidores, a ferramenta tem permitido que fiquem mais tranquilos com o pagamento em dia de suas contas. No caso de boletos de compras realizadas pela Internet, por exemplo, permitiu que a compensação fosse muito mais rápida e, consequentemente, o recebimento do produto da compra também.

Afinal, vale ou não a pena?

Diante desse cenário, pode-se dizer que sim, o Pix tem valido a pena. Tanto para os consumidores, quanto para empresas.

A praticidade e agilidade da ferramenta dinamiza as transações comerciais, o que é favorável para todos.

E a expectativa é de os benefícios proporcionados só aumentem, com supostas novas funcionalidades a serem desenvolvidas dentro dessa modalidade de pagamento instantâneo.

Fazer transferência pelo Pix é seguro mesmo?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies