Pix funciona no final de semana? Novo Sistema começa oficialmente nesta segunda

Novo sistema de transações do Banco Central entra em vigor oficialmente nesta segunda-feira,16

Chegou a hora do lançamento oficial do novo sistema de transações bancárias do Brasil. Neste domingo (15/11), véspera do dia em que será aberto para todo a população, entenda se o Pix funciona no final de semana.

Apesar de faltar pouco tempo para que o Pix seja lançado oficialmente para todos os consumidores brasileiros com conta em bancos tradicionais ou fintechs, ainda há uma série de dúvidas que circulam na Internet a respeito do assunto.

Pix funciona no final de semana? Saiba tudo sobre o assunto aqui
Pix funciona no final de semana? Saiba tudo sobre o assunto aqui (Foto: Pixabay)

Isso acontece mesmo com uma forte divulgação feita pelas principais instituições financeiras do país, na busca por angariar clientes às suas plataformas, vinculadas ao novo sistema de transações.

Leia mais: Passo a passo definitivo de como transferir pelo Pix

Por exemplo, o que de fato é o Pix? E qual o horário de funcionamento dele? Explicaremos tudo sobre o assunto nos típicos abaixo.

O que é o Pix e como ele funciona?

Trata-se de um novo sistema de transferências e pagamentos lançado pelo Banco Central do Brasil.

Ele chega ao mercado com a missão de substituir os já tradicionais métodos de transferências, que são o DOC e a TED, como uma alternativa mais barata e mais eficaz.

Por exemplo, com o Pix é possível enviar e receber dinheiro utilizando apenas uma chave cadastrada em sua conta corrente ou carteira na Internet.

Essa chave pode ser o seu próprio e-mail, número de celular, CPF ou uma sequência alfanumérica aleatória criada pelo BACEN.

As transações acontecem de maneira imediata logo após a confirmação do envio do dinheiro. Em até dez segundos, o crédito é recebido pela conta para qual foi enviada.

Não há mais necessidade de aguardar hora ou até dias para a transferência ser concluída.

Mas, o Pix funciona no final de semana?

A resposta é sim. O novo sistema de transações bancárias tem como uma de suas principais vantagens o fato de sempre estar pronto para enviar ou receber dinheiro.

É possível transferir e receber em qualquer dia da semana, não importando se é feriado ou até mesmo final de semana.

As transferências são gratuitas para clientes de pessoa física e funcionam entre bancos diferentes da mesma forma como ocorrem entre contas da mesma instituição.

Também não existe horário limitado de funcionamento. É possível realizar suas transações bancárias a qualquer hora da manhã, tarde ou da noite porque o sistema está aberto 24h.

Leia também: Como usar Pix no meu banco? Confira aqui o passo a passo

Como aderir ao Pix e quanto vai custar?

Como já destacado acima, o serviço é gratuito para clientes com CPF. Já clientes de instituição com CNPJ pagarão taxa para uso do sistema.

Para aderir ao Pix, basta acessar o aplicativo ou site de seu banco e procurar pela opção de cadastrar chave Pix.

Não será difícil de encontrar, pois neste momento todos os bancos estão buscando ter mais clientes cadastrados em sua plataforma para utilizar o serviço.

Qualquer cliente pode cadastrar uma chave Pix.

Ao todo, é possível ter até cinco chaves para usar o Pix. Podem ser divididas em cinco instituições diferentes ou até mesmo cadastrada na mesma conta.

Leia ainda: Cashback do Banco Inter é turbinado para quem cadastrar chaves Pix

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies