Em dezembro, alguns dos beneficiários do Bolsa Família tiveram uma nova modalidade de pagamento: receberam a parcela por meio da Poupança Social Digital. A medida é recente e ainda causa dúvidas na população atendida pelo programa. Tendo isso em vista, o Folha Go explica mais sobre o assunto nesta segunda-feira (28/12). Confira na sequência.
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Poupança Social Digital e o Bolsa Família
Os atendidos pelo Bolsa Família cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 9 e 0 contaram com uma nova opção de pagamento este mês.
A última parcela do ano, bem como a última parcela do auxílio residual, foram pagas por meio da Poupança Social Digital, movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem, a mesma ferramenta digital utilizada para pagar o auxílio e o FGTS emergenciais.
Desse modo, até março de 2021, todos os beneficiários poderão receber o benefício por meio do aplicativo, tendo em vista o seguinte cronograma:
- NIS finais 6, 7 e 8 – janeiro;
- Finais 3, 4 e 5 – fevereiro;
- Grupos populacionais específicos e beneficiários com NIS finais 1 e 2 – março.
Contudo, a opção de sacar o benefício com o cartão continua sendo válida, pois o recebimento pela Poupança Social Digital é somente uma alternativa para facilitar a movimentação do valor.
Conheça, portanto, a Poupança Social Digital e saiba como utilizá-la.
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O que é a Poupança Social Digital
Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), a Poupança Social Digital é uma modalidade de poupança simplificada, aberta para beneficiários de programas governamentais e com limite de saldo e movimentação máxima mensal de R$ 5.000,00.
Além disso, a movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo CAIXA Tem. Dessa forma, os beneficiários do Bolsa Família que optarem pela utilização da ferramenta digital, não precisarão abrir uma conta na CEF, pois a poupança digital é aberta automaticamente, sem taxa ou quaisquer tipos de cobranças.
Com a Poupança Social, o beneficiário movimenta o saldo de forma digital; ou seja, não é utilizado cartão, inclusive o do benefício (no caso do Bolsa Família). Portanto, a movimentação ocorre, exclusivamente, por meio de canais e serviços digitais disponibilizados pela CEF.
Desse modo, a movimentação da conta é feita pelo aplicativo e conta com os seguintes serviços:
- Transações com utilização do Cartão Virtual de Débito;
- Pagamentos e transferências (até 3 transferências por mês)
- Saque Sem Cartão em terminais de autoatendimento, Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui Transacionais (até 2 saques por mês).
Dito isso, a poupança visa a praticidade de quem utiliza o aplicativo.
Como faço para baixar o aplicativo
Para fazer o download do aplicativo, basta acessar a loja do aparelho (no celular – Google Play Store – Sistema Android; Apple Store -Sistema iOS) e buscar pelo CAIXA Tem.
Após baixar, deve-se informar o seu CPF e fazer uma senha de 6 dígitos (individual e intransferível).
Feito isso, portanto, o usuário já poderá utilizar os recursos do aplicativo e ter acesso à Poupança Social Digital.
Além disso, a usabilidade do aplicativo é simples, fácil e gasta menos dados; ou seja, o aplicativo otimiza os dados móveis do aparelho.
Prevista apenas para os beneficiários do auxílio emergencial, os beneficiários do Bolsa Família também terão acesso à ferramenta.
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